Jaru Online
Jaru, 16 de maio de 2024

Preço do etanol sobe em 21 Estados; Rondônia teve a segunda maior alta do País

Os preços do etanol hidratado, que é usado diretamente no tanque dos veículos, subiram ao consumidor final de 21 Estados entre 20 e 26 de dezembro, na comparação com a semana anterior, conforme dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP). A maior alta foi observada no Distrito Federal (8,8%), em Rondônia (4,1%) e na Paraíba (2,2%).

Em São Paulo, maior centro de combustíveis do país, a valorização foi de 0,39% no intervalo, com o litro sendo vendido, em média, a R$ 2,558. Nesse Estado, a relação entre os preços do etanol e da gasolina permanece acima de 70% (73,88%). A vantagem econômica de abastecer com etanol em vez de gasolina só existe quando essa relação é inferior a 70%. A condição não existe hoje em nenhum Estado brasileiro.

Neste ano, o etanol foi competitivo em São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, mas perdeu vantagem para a gasolina a partir de setembro, quando os preços do biocombustível subiram acima da alta do derivado fóssil.

O Estado que está com a paridade mais próxima do 70% é Mato Grosso (71,2%).

Entre 20 e 26 de dezembro, o preço médio do etanol ao consumidor final caiu em 5 Estados, sendo que a maior retração foi observada em Alagoas (1,64%), onde neste momento ocorre a moagem de cana-de-açúcar da safra 2015/16.

No mesmo intervalo, os preços da gasolina subiram ao consumidor em 17 Estados, caíram em sete e ficaram estáveis em três.

Na usina em São Paulo, os preços seguem de lado. O indicador Cepea/Esalq para o hidratado na indústria em São Paulo apresentou recuo de 0,56%, a R$ 1,7031 o litro. Em quatro semanas, o indicador acumula alta de 0,34%.

Apesar dos preços elevados do etanol hidratado ao consumidor, a demanda ainda segue aumentando frente a igual intervalo do ano passado. Conforme a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), as vendas de hidratado feitas pelas usinas no mercado interno cresceram na primeira quinzena de dezembro 17,9%, para 763 milhões de litros frente a igual intervalo do ano passado.

No acumulado da safra, desde abril até 15 de dezembro, o total vendido de hidratado internamente pelas usinas é de 13,156 bilhões de litros, 39% superior a igual período do ano passado.

 


COMPARTILHAR