Jaru Online
Jaru, 28 de maio de 2024

“Setembro Vermelho” alerta para importância da prevenção e cuidados com o coração

Setembro Vermelho é considerado um mês de conscientização para o cuidado cardíaco, graças à relevância do órgão responsável por bombear sangue para todo o corpo, garantindo que tecidos e demais órgãos recebam oxigênio e nutrientes. Diante disso, a Secretaria de Estado da Saúde – Sesau apresenta a importância da prevenção e cuidados, com objetivo de conscientizar a população e amenizar casos graves de doenças cardíacas.

O cirurgião cardiovascular do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, José Carlos destacou os perigos dos maus hábitos. “Algumas situações de doenças cardiológicas não podem ser evitadas, que são as de decorrências genéticas, mas as que se desenvolvem com o tempo têm possibilidades de se evitar com uma rotina de prática de exercícios, dieta balanceada e consultas médicas” , afirmou.

O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha salientou sobre as unidades de atendimento que, “nossa gestão realizou a contratação de profissionais especializados nas unidades de todo o Estado, para oferecer o suporte necessário no serviço público”.

SERVIÇO

Em casos de sintomas de pressão alta ou desconforto torácico, é recomendado se direcionar à uma Unidade Básica de Saúde – UBS ou Unidade de Pronto Atendimento – UPA mais próxima da região para o acompanhamento especializado, o qual pode ser feito inicialmente na Policlínica Oswaldo Cruz – POC mediante consultas, procedimentos e avaliações ambulatoriais.

Os exames mais complexos como cateterismo, atendimentos ambulatoriais, clínicos, diagnósticos via hemodinâmica, terapia hemodinâmica e  cirurgias cardíacas são realizados no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, porém, para receber tais serviços, o paciente do Sistema Único de Saúde – SUS precisa estar regulado.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha enfatizou acerca dos investimentos na área da cardiologia no Estado. “O Hospital de Base é o único do Estado credenciado para realizar cirurgias complexas cardíacas, dessa forma, estamos investindo em infraestrutura na unidade, com objetivo de ofertar um ambiente com qualidade para os pacientes e profissionais”, pontuou.

COMO PREVENIR 

* Reduzir a ingestão de alimentos gordurosos e com muito sal;

* Manter cuidado com o peso;

* Evitar o tabagismo;

* Realizar consulta de rotina com médico;

* Evitar o estresse excessivo;

* Controlar a pressão arterial; e

* Praticar exercícios regularmente.

Fonte
Texto: Lara Lívia
Fotos: Arquivos Sesau
Secom – Governo de Rondônia


COMPARTILHAR