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Jaru, 18 de maio de 2024

Renault Kwid, o substituto do Clio

O Renault Clio foi um dos queridinhos dentre os carros brasileiros mais populares. Porém, nos últimos anos a linha não conseguiu permanecer no mercado, resultando em ser deixada de lado pela Renault. Assim, ele foi substituído pelo modelo o qual era inédito no Brasil, dando lugar ao Renault Kwid.

O Renault Kwid já circula mundialmente, antes de chegar ao Brasil em sua versão modernizada, com uma proposta bem diferente das já vistas no mercado. Mas, será que o Kwid fez jus ao Clio no Brasil?

O Kwid é um carro subcompacto que se destaca principalmente por sua carroceria elevada, o que, a primeira impressão, remete a um SUV. Isso chama a atenção daqueles que preferem aos modelos off-road, mas procuram por um carro mais acessível.

Esse design diferenciado, e até atraente, é devido ao país no qual ele é muito comercializado e vendido. O Renault Kwid é fabricado na Índia, país onde suas rodovias são conhecidas pelas irregularidades, algo que não é muito diferente no Brasil, mas varia de região para região. Isso faz com que todos os veículos, mesmo os mais comuns, tenham sua resistência o suficiente para se adaptarem à realidade do lugar. Por ser um veículo mais elevado, sua suspensão é mais robusta, o que resulta em um veículo ideal para terrenos acidentados.

Antes de seu lançamento, cogitava-se que não haveria grandes mudanças externas ou internas em relação ao modelo apresentado na Índia. O Renault Kwid lá, possuía um motor 0.8, o que no Brasil seria um motor 1.0 de três cilindros. Afinal, é um motor bastante utilizado no mercado brasileiro, além de ser mais potente e barato que o motor asiático.

Na época, as especulações eram do porque o Kwid ainda não ter sido oficialmente lançado no Brasil visando que em, outros países ele já era um modelo ultrapassado. Mas o que muitos não sabiam era que o modelo já estava passando por testes em São Paulo, o que fez com que o público ficasse na expectativa de lançamento para o ano de 2017. Esse teste correu em sigilo, próximo às fábricas. Porém, devido às expectativas, foram surgindo cada vez mais informações. Uma delas, era em relação ao seu interior, que mantinha as características de um compacto, porém se aproximava de outro veículo, do Nissan March, porém com peças e design mais aventureiro. Itens modernos, proposto para uso fora dos ambientes urbanos e um design incomum. O que muitos não sabiam era que o substituto do Clio, Renault Kwid se encaixava perfeitamente na categoria de populares.

Tudo o que há no Kwid é muito simples e automático. Ao compará-lo com o modelo indiano, é possível ver que foi descartado o quadro de instrumentos com visor monocromático. No Brasil foi adotado um quadro mais convencional, com velocímetro e conta-giros, a partir da versão Zen. Um dos destaques no mini-SUV é o volante reduzido, possuindo um excelente encaixe. Peca apenas em não possuir um ajuste de altura e de profundidade, o que ajudaria a encontrar a melhor posição para dirigir

Diferente do Clio, o Kwid pode dividir opiniões para a dirigibilidade. Apesar de estar, dentro da proposta do segmento, ele é um dos mais leves do mercado, pesando apenas 780 kg e possuir uma dirigibilidade muito agradável, mesmo sendo barulhento. A Renault optou por reduzir a performance do 1.0 tricilíndrico, e o popular não domina tanto quando a fabricante desejava. A direção é confortável e oferece respostas bem objetivas, mas suas acelerações são simples. Mesmo pecando em potência e torque, o Kwid não produz rompantes característicos, nem diante ao limite de giros. A igualdade da fabricante pode parecer equivocada, mas a Renault optou pelo baixo consumo e até nos aspectos referentes a manutenção.

O Kwid substituiu o Clio referenciando em vários quesitos, mas não em desempenho. Os modelos da Renault são quase imbatíveis e se a sua estratégia era conquistar o público brasileiro, ela conseguiu. Pois, visualmente e interiormente, o Kwid convence no momento da compra e devido às suas inúmeras características. Além do seu custo benefício e de manutenção. Como produto, o Kwid é uma ótima opção para aqueles que buscam um carro totalmente urbano. Se esta for a real necessidade, não haverá arrependimentos pós compra. Mas o é essencial entender a real proposta da Renault sobre esse modelo. Afinal, o Kwid é um modelo popular, assim como o Clio foi.

 

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Fonte: Renault


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