Jaru Online
Jaru, 2 de maio de 2024

Regional de Governo de Jaru inicia implantação de Modelo de Excelência em Gestão Pública

Com objetivo de alinhar as ações dos órgãos públicos que atuam no desenvolvimento econômico e sustentável nos municípios que compõem a região de Jaru e iniciar a implantação do Modelo de Excelência da Gestão (MEG), o governo do Estado realiza na próxima segunda e terça-feira (07,08), em Jaru, o primeiro módulo de capacitações voltadas ao desenvolvimento regional. Nesta primeira etapa, gestores diretos e indiretos que atuam na área agropecuária serão capacitados na elaboração do Planejamento Estratégico e gerenciamento de projetos.

A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), por meio da secretaria regional de Jaru, faz parte do programa de desenvolvimento da terceira região que tem, entre outros objetivos, buscar habilidades, conhecimento e ferramentas para integrar os programas municipais e estadual visando o progresso da região. “Pensando em uma nova gestão pública, tendência do setor público em se reinventar e em buscar práticas de gestão compatíveis às utilizadas no setor privado, a secretaria regional buscou na Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) o que há de melhor em gestão para organizações públicas e privadas no Brasil”, explicou a secretaria regional Nádia Eulália.

O primeiro módulo para construção do Plano de Desenvolvimento Regional será ministrado pelo especialista e membro da coordenação do Núcleo de Excelência Pública do Maranhão (NEP/MA), Luiz Gustavo Santos, e envolverá as secretarias municipais de Agricultura e de Meio Ambiente; escritórios da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) dos municípios de Machadinho do Oeste, Vale do Anari, Theobroma, Tarilândia, Governador Jorge Teixeira e Colina Verde. Também estarão presentes representações da Emater de Ji-Paraná e da Idaron de Jaru.

De acordo com o coordenador das secretarias regionais, Natan de Oliveira, durante as capacitações serão firmados pactos individuais assumindo compromissos de esforços para o desenvolvimento da região de Jaru, além do termo de cooperação técnica entre os órgãos existentes para o fomento do desenvolvimento regional nas três esferas.

Para o secretário da Sepog, George Braga, o projeto é importante porque além de fortalecer a secretaria regional visa à capacitação dos técnicos específicos de cada entidade do estado na região. “Isso significa uma independência da elaboração/execução dos projetos. É um modelo piloto, a ideia é que seja realizado em todos os polos regionais do estado até 2018”, disse George.

Texto: Jane Carla


COMPARTILHAR