Jaru Online
Jaru, 20 de junho de 2024

Quase 50% dos desaparecimentos no Brasil são de jovens entre 12 e 29 anos

Todos os dias vemos noticias nas redes sociais de pessoas desaparecendo em todo território nacional, mas um dado preocupante é que mais da metade dos desaparecimentos são de mulheres, e cerca de 44% são de jovens entre 12 e 29 anos.


De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública 183 pessoas desaparecem por dia no país sendo de forma voluntária, involuntária ou forçado. Na maioria das vezes que o desaparecimento é voluntário, são jovens que fogem para morar com os namorados, pessoas que estão tentando fugir de algum abuso ou quando recebem alguma oferta de trabalho que muitas vezes são golpes.

Quando o desaparecimento é de forma forçada, ocorre algum tipo de violência, como rapto para tráfico de órgãos, estrupo seguido de morte, trabalho escravo ou sexual, tráfico de pessoas e até mesmo adoção ilegal.

O que também preocupa é que a maioria dos casos de desaparecidos são pessoas negras ou pardas e quase 90% dos casos não são resolvidos.

Em Rondônia a cidade onde mais ocorre desaparecimentos é a Capital de Porto Velho tendo aproximadamente quase 45% de desaparecidos do estado, seguido de Vilhena que tem quase 13%.

Os registros de casos de desaparecimento podem ser realizados em qualquer delegacia do Brasil  ou pela Delegacia Online da Polícia Civil por meio do boletim de ocorrência.

Desaparecimento não é crime no Brasil, e esse é um dos motivos que muitos casos não são resolvidos, como a maioria dos casos são jovens, as autoridades acabam tratando como se fosse “revolta juvenil”. E outro fator que atrapalha a resolução dos casos é que no país não temos base de dados, então se uma pessoa se mudar de estado por exemplo, as autoridades não conseguem ter acesso as informações dos indivíduos.

 

Escrito por: Kamilla Dias – Jaru Online

Enquetes

Em qual destes nomes de pré-candidatos você votaria para prefeito de Jaru nas próximas eleições?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

COMPARTILHAR