A partir desta segunda-feira (7) os ônibus voltaram a circular no município, mas em sistema de rodízio, o que não atende a toda a demanda de alunos em quantidade de estudantes e nem garante o serviço em todas as linhas.
Embora os ônibus tenham passado para buscar os alunos da zona rural, a mãe de um dos alunos afirma que na linha onde ela mora, o ônibus não passou nesta manhã de segunda-feira (7). A preocupação dos pais é quanto à aprendizagem dos filhos que, no decorrer deste ano letivo, tiveram um longo histórico fora de sala de aula.
Relembre o caso
Sala de aula com carteiras vazias. — Foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação
A dificuldade das crianças frequentarem a escola começou ainda no primeiro semestre deste ano, quando as fortes chuvas trouxeram como consequência vias interditadas. Após isso, houve paralisação dos trabalhadores do transporte escolar que reivindicavam salários atrasados.
Mais recentemente, uma empresa desistiu do contrato e, por fim, a nova empresa contratada não tem ônibus suficientes para atender a demanda.
Assim, os alunos que dependem do transporte escolar, precisaram ir para o sistema remoto ou para as atividades impressas. O problema persistiu, pois alguns pais não conseguiam buscar as atividades.
Em agosto, o Ministério Público do estado de Rondônia (MP-RO) instaurou um procedimento administrativo cobrando das autoridades competentes a adoção de providências urgentes para a regularização e prestação de serviços.
De acordo com informações apuradas pela Rede Amazônica, o prazo estipulado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) para a normalização do transporte encerrou na semana passada. Até a última publicação desta reportagem, não foi estipulado um novo prazo. A Rede Amazônica tentou contato, mas não obteve retorno da secretaria.