Jaru Online
Jaru, 17 de maio de 2024

Mulher vira barriga de aluguel, engravida de gêmeos e casal desiste dos bebês: “Entrei em choque”

A mãe de quatro, Cathleen MacKenzie, 29 anos, de New Brunswick, no Canadá, engravidou pela primeira vez aos 17 anos, do namorado, Josh. “Foi um choque, mas sabíamos que queríamos ficar com o bebê, que chamamos de Alexandra, 12. Dois anos depois, Gabriel, 10 anos, nasceu e, em janeiro seguinte, casei-me com Josh e nossa família estava completa”, conta. No entanto, um tempo depois, ela lembra que passou a sentir um “impulso irresistível” de se tornar barriga de aluguel, e Josh aceitou. “Não se tratava de dinheiro, pois, no Canadá, as mães que fazem barriga de aluguel só podem ter as despesas reembolsadas. Eu só queria ajudar os outros”, conta. No mesmo ano em que Gabriel nasceu, Cathleen conheceu o casal de britânicos, Alice e James, que não podiam conceber. “Conversamos muitas vezes no Skype e Alice me pediu para ser sua substituta. Eu imediatamente disse que sim. Mas como ainda não tinha 21 anos, não tinha permissão legal para me tornar uma barriga de aluguel gestacional — onde você carrega um embrião do casal —, então, decidimos que eu seria uma mãe de aluguel tradicional, engravidando do esperma de James e do meu óvulo”, conta.

 

“Eles me enviaram um contrato para assinar e definiram o calor que seria enviado mensalmente: £ 130 — o equivalente a pouco menos de R$ 1 mil —, apenas o suficiente para cobrir os custos de alimentação extra e roupas de maternidade”, lembra. “Conheci Alice e James pessoalmente na inseminação, e nós nos abraçamos com força. James produziu sua amostra no banheiro, antes de eu me inseminar com uma seringa. Foi estranho, mas quando o teste de gravidez deu positivo, cerca de uma semana depois, ficamos todos emocionados. No ultrassom de oito semanas, em janeiro de 2011, fiquei chocada ao descobrir que estava grávida de gêmeos. Na época, fiquei preocupada com a possibilidade de carregar dois bebês”, diz.

Cathleen já tinha dois filhos quando engravidou dos gêmeos (Foto: Reprodução/The Sun)
Cathleen já tinha dois filhos quando engravidou dos gêmeos (Foto: Reprodução/The Sun)

Cathleen conta que chegaram a oferecer a ela uma redução seletiva, mas Alice garantiu que ela e James queriam os dois bebês. “No entanto, comecei a ficar um pouco preocupada quando, com 12 semanas de gravidez, eles ainda não haviam pago o valor estipulado. Então, com 20 semanas, Alice intrerrompeu o contato. James mandou uma mensagem dizendo que ele e Alice estavam se separando, mas disse que ainda queriam os gêmeos. Então, quando completei 27 semanas, James mandou uma mensagem dizendo que eles não queriam mais os bebês. Eu entrei em choque e Josh ficou furioso Tentei ficar calma, mas estava ansiosa e lutava para dormir. Deitada, embalando minha barriga de grávida, o pânico cresceu dentro de mim. Quando aceitei ser uma substituta, nunca imaginei que os pais mudariam de ideia e me deixariam grávida de seus gêmeos”, lembra ela.

Na tentativa de fazê-los mudarem de ideia, Cathleen enviou uma mensagem dizendo que iria procurar pais adotivos para os gêmeos. “James enviou uma resposta de texto de uma linha afirmando que tudo bem. Josh e eu pensamos em ficar com os gêmeos, mas como morávamos em um apartamento de dois quartos, e já tínhamos dois filhos pequenos, não podíamos. Então, uma amiga disse que conhecia um casal local, Sophie e Vincent, que estava querendo adotar”, conta. “Eles haviam passado por todas as estapas, mas uma adoção anterior havia fracassado. Fui cautelosa, mas minha confiança aumentou e passamos pelo processo legal de adoção privada e o governo providenciou a papelada. Quando entrei em trabalho de parto prematuro, no dia 28 de junho de 2011, com apenas 33 semanas, Sophie estava ao meu lado. Enquanto ela segurava os recém-nascidos Claire e David, foi diferente de quando meus filhos nasceram – nunca senti como se os gêmeos fossem meus. Cheguei a mandar uma foto deles para Alice e James naquele dia, mas eles nunca responderam”, admite.

Os bebês passaram cinco semanas na UTI e Cathleen os amamentava à noite. “Sophie e Vincent contrataram um detetive particular para encontrar James, que cedeu seus direitos sobre os bebês. Concordamos que eles me forneceriam atualizações mensais durante o primeiro ano e, depois, anualmente. Fiquei emocionada, mas certa de que os gêmeos teriam uma vida maravilhosa. Apesar de todo o estresse, não fui impedida de ser um substituta novamente. Desde então, fui uma mãe de aluguel gestacional e tradicional quatro vezes, e também tive mais dois filhos. Josh e eu nos separamos em janeiro de 2013, cinco meses depois que nosso terceiro filho, Evan, 8, nasceu. Eu conheci Scott, 49, e tive Willow, 5 anos, com ele em maio de 2015, mas nos separamos em abril de 2019”, atualiza ela. “Agora, estou namorando Daniel, 31, que conheço desde a escola. Eu ficaria emocionada se algum dos filhos substitutos me procurasse no futuro. Mas estou feliz por eles estarem com pais que os amam”, finalizou.

Cathleen com dois dos seus quatro filhos (Foto: Reprodução/The Sun)
Cathleen com dois dos seus quatro filhos (Foto: Reprodução/The Sun)


COMPARTILHAR