Jaru Online
Jaru, 6 de maio de 2024

Mais de 3 toneladas de agrotóxicos contrabandeados são apreendidas em Ariquemes

Um caminhoneiro foi preso na região de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, pelo contrabando de mais de três toneladas de agrotóxicos. A Polícia Rodoviária Federal (PRF), que realizou a prisão do suspeito e a apreensão do produto na última quinta-feira (12), informou que o caminhão foi carregado na fronteira com o Paraguai e tinha como a cidade de Rio Crespo (RO).

Durante inspeção de rotina na BR-364, policiais pararam um caminhão que aparentava estar carregado com adubo. No meio da carga, com auxílio de fiscais da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) foram encontrados 3.139 pacotes de agrotóxicos, pesando um quilo cada.

O caminhoneiro contou aos PRFs que não acompanhou o carregamento dos produtos no veículo em Foz do Iguaçu (PR), e que foi contratado somente para o transporte do adubo. Ele foi preso pelo crime de contrabando.

Carga contrabandeada de agrotóxicos estavam escondidos no meio de carga de adubo — Foto: PRF/DivulgaçãoCarga contrabandeada de agrotóxicos estavam escondidos no meio de carga de adubo — Foto: PRF/Divulgação

Carga contrabandeada de agrotóxicos estavam escondidos no meio de carga de adubo — Foto: PRF/Divulgação

O fiscal da Idaron, Augusto Fernandes, alerta que o produtor que comprar produtos contrabandeados também pode responder pelo crime.

“Esses produtos não podem ser usados no Brasil, fica aqui um alerta para os produtores, isso é contrabando, e ele [o produtor] pode responder solidariamente. O princípio ativos dos produtos que nós encontramos e a quantidade, [indica que] estão sendo trazidos para serem usados na soja”, explica

Carregamento de inseticida contrabandeado é apreendido em Ariquemes

Carregamento de inseticida contrabandeado é apreendido em Ariquemes

O caso segue sendo investigado. A carga deve ser enviada para a Polícia Federal para ser incinerada.


COMPARTILHAR