Jaru Online
Jaru, 18 de maio de 2024

Machadinho: grupo de pesquisadores aponta falhas no estudo ambiental para instalação da hidrelétrica tabajara

 

A construção da hidrelétrica Tabajara é um dos temas debatidos pelo grupo de pesquisa em geografia e ordenamento do território da Universidade Federal de Rondônia (Unir). Segundo os integrantes, falhas no estudo ambiental apresentado para instalação da usina podem causar impactos, sobretudo, para comunidades indígenas e ribeirinhas da região.

A hidrelétrica deve ser construída no rio Machado, na região de Machadinho D’Oeste (RO). Para os pesquisadores da Unir, é necessário considerar as comunidades próximas aos rios nos estudos sobre os impactos do empreendimento.

“Demarcação [comunidade ribeirinha] ainda está na bacia do rio Machado. Portanto, ela tem que ser incorporada nos estudos de impacto ambiental. Até porque as comunidades ribeirinhas têm uma proximidade muito íntima com o rio. Não de localização, mas de estilo de vida, de modo de vida de pescar, de cultivar na várzea… Tem toda uma lógica estabelecida com os rios”, exemplifica a doutora em geografia, Maria Madalena De Aguiar Cavalcante.

 


COMPARTILHAR