Jaru Online
Jaru, 12 de maio de 2024

Jaru: OAB alerta golpes envolvendo nomes de advogados; profissional do município é vitima

Nesta sexta-feira (01), o advogado Jaruense Dr. Gleik de Paula, foi surpreendido ao descobrir que um número de telefone com sua foto estava sendo utilizado por estelionatários no aplicativo WhatsApp, para aplicar golpes especialmente em seus clientes.

A prática delituosa, a qual os criminosos se propunham, é a já alertada pela OAB/RO, que objetiva lesar clientes dos profissionais por meio de informações contidas em algum processo que o advogado representa, que geralmente está publicado no site do TJ.

De acordo com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) -Seccional Rondônia, Márcio Nogueira, os criminosos fazem contato direto com a vítima, informando sobre algum processo que estaria em fase de liberação de valores. Ocasião que os golpistas se passando pelos advogados, e para isto utilizando WhatsApp com a foto deles no perfil, diz que para liberar tais valores, é necessário realizar o pagamento de supostas taxas judiciais. Para dar credibilidade à fraude, os criminosos fornecem informações precisas sobre processos reais em que as vítimas estão envolvidas.

Diante dessa situação, a OAB/RO recomenda que, ao receber qualquer ligação ou mensagem informando sobre o pagamento de valores relacionados a processos judiciais, os clientes confirmem diretamente com seus advogados se a informação é verídica. A orientação é ir até o escritório do advogado que foi contratado e falar pessoalmente com o profissional.


COMPARTILHAR