Jaru Online
Jaru, 18 de maio de 2024

JARU: Missa de 7° dia em memória de Nelson dos Reis Fernandes será realizada na noite desta sexta feira(28)

Nesta sexta feira(28), será realizado a missa de sétimo dia em intenção da alma daquele que em vida se chamou Nelson dos Reis Fernandes.

A família comunica e convida familiares, amigos e a comunidade em geral, para juntos participarem da missa que trata-se de um ato religioso, pedindo a Deus que conceda o repouso eterno à sua alma.

A celebração será realizada as 19:30h, na Paróquia São João Batista (Igreja Matriz), que fica localizada na Av. Padre Adolpho Rohl, Centro.

A família enlutada desde já agradece a todos que se fizerem presentes para dar apoio neste momento tão difícil em que estão passando.

 

Conheça um pouco mais da história de Reis Fernandes :

Nelson dos Reis Fernandes, conhecido no meio radiofônico como Reis Fernandes foi o pioneiro em apresentar um programa voltado para atender ao publico caboclo. Grande entusiasta do movimento sertanejo, comandou também o “Domingão Sertanejo na TV” que era exibido ao vivo todos os domingos e contava com duas horas de duração. O programa recebia talentos locais, violeiros, duplas e artistas em geral da região.

Embora possua grande recordação do início da TV Anary em Jaru, Reis Fernandes começou a atuar inicialmente no rádio. Por ser amigo do então proprietário da TV Anary, Chico Araújo, e sabendo do lançamento da estação, Reis decidiu apresentar a ele o projeto de um programa que propiciasse o devido valor à musica sertaneja. No dia em que a rádio foi inaugurada, Chico Araújo fez um show em frente à TV Anary e na presença de aproximadamente três mil pessoas pegou um aparelho de rádio e deu um brado: “a 94,1 FM Estação Primeira está no ar!” O público reagiu de forma esplendorosa e aplaudiu o anúncio feito na ocasião, uma vez que a rádio estava em fase experimental há alguns dias. Os principais slogans da emissora foram: Rádio e Televisão Anary: Estação Primeira, Rádio 10 da Cidade e por último Rádio Cidade.

Na manhã seguinte, 29 de agosto de 1989, às cinco horas da manhã, acontece a estreia do “Viola Cabocla”, que figura até o ano de 2018 como o programa radiofônico mais longevo de Jaru assegurando até o período citado vinte e nove anos no ar. A equipe inicial da rádio foi composta por Eron Dutra (radialista e diretor), Reis Fernandes, Jota Souza e Ely Nascimento. Diversos profissionais passaram pela emissora, sendo entres eles: Vladimir Zanata, Nill Duarte, Amauri de Souza, Tadeu Itajubá, Magali Alves, Sandra Regina, Domingos Viana, Flávio Silva, Alessandra Ferrari, Odair José, Hamilton Bernardes, Carlos Azevedo, Rosângela Souza, Fábio Camilo e muitos outros.

Em 1995, com a Jaru FM sob nova administração, Reis Fernandes passou a trabalhar na Rádio FM do Povo com a apresentação do Viola Cabocla. No ano de 1996, Reis Fernandes é eleito vereador em Jaru e se licencia da função de apresentador para se dedicar às atividades parlamentares. O retorno do radialista à comunicação falada em Jaru ocorreu na apresentação de algumas edições do programa “Jogo Aberto”, ainda na FM do Povo.

Em 2001, a frequência 94.1 voltou ao rádio jaruense com a denominação Sociedade Jaru de Rádio e Televisão Ltda. A empresa foi constituída em 26 de outubro de 1999 com a finalidade de exploração de serviço de Radiofusão adotando o nome “Nova Jaru FM”. Inicialmente a rádio funcionou em um prédio situado à Rua Governador Jorge Teixeira nas proximidades da Avenida Dom Pedro I e a antena transmissora estava localizada no alto da Rua Jorge Teixeira, há duas quadras do local dos estúdios. Até o ano de 2003, a Nova Jaru FM funcionou com um transmissor de 300 wats de potência. Reis Fernandes foi convidado a fazer parte da equipe da rádio e, desde então, apresentava o “Viola Cabocla” das 4 às 8 da manhã de segunda a sexta-feira.

Nelson dos Reis Fernandes foi vereador na quarta legislatura (1997 – 2000). Ele ocupou o cargo de 1º Secretário na Mesa Diretora na Câmara no biênio 1997 / 1998 (Fonte: Elias Gonçalves)


COMPARTILHAR