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Jaru, 5 de maio de 2024

JARU: Edital do Projeto Social Bombeiro Mirim a ser realizado no 1º semestre de 2020

O Comandante do 3° Subgrupamento de Bombeiros Militar de Jaru, no uso das atribuições que lhe confere o cargo faz saber, por meio deste Edital, que serão abertas as inscrições para o preenchimento de 30 vagas (trinta) vagas destinadas ao Projeto Social Bombeiro Mirim, a ser realizado no 1º semestre de 2020.

1.DA ABERTURA

1 O PROJETO SOCIAL BOMBEIRO MIRIM, iniciativa do 3ºSGBM/2ºGBM, será
desenvolvido no município de Jaru/RO, objetivando a criação de um Pelotão de
Bombeiros Mirins, com a finalidade de cooperar no desenvolvimento da personalidade e potencialidades das crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, completados até a data da inscrição, promovendo atividades de cunho social e pedagógicas. 2 Serão beneficiários as crianças e adolescentes, que possuírem frequência regular na rede pública de ensino, o que deverá ser comprovado mediante documentação emitida pelas Instituições de ensino da rede pública as quais estejam matriculadas.

2. DO PROGRAMA
2.1. O PROJETO SOCIAL BOMBEIRO MIRIM será Coordenado e executado pelo 3º Subgrupamento de Bombeiros Militar de Jaru, em parceria com a Prefeitura
Municipal de Jaru, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, empresas da iniciativa privada e Órgãos Públicos, na forma de cooperação. As atividades
previstas para o primeiro semestre de 2020 serão desenvolvidas no período matutino, nas segundas, quartas e quintas-feiras das 07h30min às 11h30min, podendo ser realizadas, esporadicamente, às sextas-feiras e aos finais de semana e/ou feriados.

2.2. As Bases Curriculares do Projeto englobam temáticas que visam contribuir para a formação das crianças e adolescentes utilizando como referência valores de
cidadania e civismo como: ética, respeito à pluralidade cultural, valorização e preservação do meio ambiente; desenvolvimento de ações básicas de saúde, noções de Educação no Trânsito, ensinamentos básicos de prevenção contra incêndio e pânico, assepsia de ferimentos leves, dentre outros fundamentos que promoverão a inserção no mundo globalizado de forma consciente e crítico transformador. 2.3. As atividades pedagógicas serão desenvolvidas na Escola de Formação de Bombeiros Mirins, localizada no Quartel do 3º Subgrupamento de Bombeiros
Militar de Jaru, na Rua Ricardo Cantanhede, número 617, no Bairro Setor 03, o qual disponibilizará nas instalações de sua sede, toda estrutura como sala de aula, cozinha, refeitório e banheiros, além de instrutores/professores para ministração das aulas.

3. DOS OBJETIVOS
3.1. Apresentar temas que levem à promoção de cidadania (segurança, educação ambiental, direitos humanos e saúde) para favorecer o desenvolvimento sociocultural da criança e do adolescente, de forma a inserir na sociedade um cidadão com valores humanos, morais e éticos, bem como, o afastamento de situações de risco promovendo o estreitamento de vínculos familiares e sociais para que este, num futuro próximo, atue como agente multiplicador em sua comunidade.

4. DAS INSCRIÇÕES
4.1. A inscrição será de acordo com os critérios de seleção já definidos neste edital e implica no conhecimento e a aceitação das condições estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Jaru e a Coordenação do Programa Bombeiro Mirim nesta cidade, não podendo em hipótese alguma, ser alegado desconhecimento após o presente edital se tornar público.

4.2. As inscrições estarão abertas nas datas apresentadas no anexo deste edital conforme Cronograma estabelecido pela Coordenação do Projeto Bombeiro Mirim;
4.3. A ficha de inscrição se encontra no Anexo A deste edital. Deverá ser impressa ou retirada no Quartel do 3º Subgrupamento de Bombeiros Militar de Jaru e preenchida,
juntamente com o questionário Socioeconômico pelo responsável direto do candidato constando o recebido com a assinatura do Bombeiro Militar responsável pela inscrição;

4.4. A Ficha de inscrição, o questionário Socioeconômico do candidato e os documentos relacionados no item 7 somente poderão ser entregues pessoalmente pelo responsável no local indicado no cronograma e nas datas destinadas para este fim;

4.5. Os representantes legais serão os responsáveis pelas informações prestadas ao inscrever a criança ou adolescente no Projeto, cabendo a ele a inteira responsabilidade sob a veracidade das mesmas.

4.6. Não serão aceitas inscrições que não cumprirem os requisitos dos itens 6.2 e 7 deste edital ou fora do prazo estabelecido no Cronograma deste.

4.7. Não será cobrada taxa de inscrição e nem mensalidade para permanência no programa. 4.8. As inscrições deverão ser realizadas no Quartel do Corpo de Bombeiros Militar de
Jaru, localizado na rua RICARDO CANTANHEDE, 617, SETOR 03 (atrás do Supermercado Irmãos Gonçalves da BR 364)

4.9. Informações adicionais poderão ser sanadas junto ao Quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Jaru ou pelo telefone: 3521-4270 das 07h30min às 13h30min (segunda à sexta-feira). OBS: Não fazer ligação no número 193, para tirar dúvidas sobre o projeto.

5. DAS VAGAS
5.1. Serão oferecidas, no total, 30 (trinta) vagas aos candidatos sendo: 20 vagas para candidatos do sexo masculino e 10 vagas para candidatas do sexo feminino – inscritos e selecionados dentro dos requisitos preestabelecidos por este Edital. 5.2. A distribuição das vagas e o limite de idade obedecerão ao quadro a seguir:

Quadro 01 – Distribuição de vagas

Período do Curso Matutino
Idade 10 a 14 anos
Quantidade de vagas 30 vagas
20 masculino e 10 feminino. Cadastro de Reserva 10 vagas
O Quartel do Corpo de Bombeiros de Jaru fará a Seleção de:
07 Vagas para o público Feminino
16 Vagas para o público Masculino
A Prefeitura Municipal de Jaru, fará a seleção através da SEMDES
(Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social) de:
04 Vagas para o público Masculino
03 Vagas para o público Feminino

6. DA SELEÇÃO REALIZADA PELO CORPO DE BOMBEIROS

6.1. A seleção será composta pelas seguintes fases, a saber:
a) Pré-seleção;
b) Seleção;
c) Teste de Escrita (Redação). 6.2. Da pré-seleção
6.2.1. Ficam estabelecidos os seguintes requisitos, devidamente comprovados
mediante documentação anexa à ficha de inscrição para a pré-seleção:
a) Residir na cidade de Jaru/RO, devidamente comprovado;
b) Estar devidamente inscrito, atendendo ao que prevê o item 4 e 7 deste edital;
c) Possuir idade mínima de 10 anos e máxima de 14 anos, completados até a data da
inscrição;
d) Estar devidamente matriculado e cursando o ensino fundamental em Instituição de
ensino da rede pública e com aproveitamento satisfatório (nota média) nas disciplinas;
6.3. Da seleção
6.3.1. Para o preenchimento das vagas ofertada neste Edital será levado em
consideração:
a) Análise da Ficha de Inscrição e do Questionário Socioeconômico – Somente serão
analisadas as fichas constantes do rol de documento do item 7. b) Renda familiar;
c) Frequência escolar;
d) Notas escolares.

6.3.2. A segunda fase da seleção é de caráter ELIMINATÓRIO. 6.3.2.1. O candidato que não souber ler ou escrever e não realizar a redação será automaticamente excluído do certame. 6.3.3. Do teste de escrita (redação): Os candidatos aprovados nos itens anteriores realizarão o teste de escrita conforme descrito abaixo:
Os candidatos deverão realizar uma redação com o tema a ser informado no dia do teste. A redação deverá conter no mínimo 10 linhas e no máximo 15 linhas, transcrita em folha própria, pautada. O horário de realização do teste de escrita (redação) será das 09h45min às 10h45min no dia 01/04/2020 no auditório da Auditório da Associação Comercial e Industrial de Jaru localizado na Rua Florianópolis, 3039 – Setor 2 ( Em frente ao Banco Caixa Econômica Federal) – Jaru, RO. Todos os candidatos deverão se fazer presente das 09h00min às 09h30min na Associação Comercial e Industrial de Jaru. A redação deverá ser escrita em texto dissertativo e apresentará um TEMA que poderá ser utilizado como TÍTULO, observados os padrões e normas da língua portuguesa. Será considerado INAPTO o candidato que:

I. Escrever de forma ilegível;
II. Não identificar a sua redação com o nome;
III. Fugir totalmente do tema proposto;
IV. Realizar somente desenhos na redação;
Os candidatos selecionados e classificados após as etapas previstas no item 6.1, no número de vagas oferecidas, estarão matriculados no Projeto mediante
apresentação de Atestado médico constando aptidão para realizar esforços
físicos normais para sua idade, até o dia 09/04/2020. 6.3.5. Além dessas, os selecionados e classificados seguintes preencherão 10 (dez)
vagas que constituirão o Cadastro de Reserva, que segundo a ordem, poderão ser
chamados em caso de desistência nas duas primeiras semanas do curso. 6.3.6. O Cadastro de Reserva, não garante o ingresso do candidato no curso e
somente será utilizado se houver desistência até a segunda semana do início das
aulas. 6.3.7. A relação dos alunos selecionados e classificados poderá ser verificada no 3° Subgrupamento de Bombeiros Militar de Jaru e no site www.cbm.ro.gov.br.

7. DA DOCUMENTAÇÃO A SER ENTREGUE JUNTO COM A FICHA DE INSCRIÇÃO
E QUESTIONÁRIO SÓCIO ECONÔMICO – ANEXO A:

7.1. Os pais ou responsáveis dos candidatos deverão entregar a seguinte
documentação para que seja considerada válida a inscrição do candidato:
a) Cópia do Documento de Identidade dos pais ou responsável;
b) Cópia do CPF dos pais ou responsável;
c) Cópia da Certidão de Nascimento ou Registro Geral (RG) do candidato;
d) Cópia do comprovante de endereço da residência atual (meses janeiro ou fevereiro);
e) Cópia do (s) comprovante (s) de renda para levantamento de renda familiar;
f) 01(uma) foto 3×4 do candidato;
g) Declaração de matrícula escolar juntamente com boletim escolar referente ao ano
em exercício. 7.2. O candidato que não apresentar toda a documentação relacionada não terá
sua inscrição aceita. 7.3. Não será permitido, em hipótese alguma, o trancamento de matrícula para
participação em curso posterior.

8. DO CURSO

8.1. As aulas serão ministradas no período matutino, de três a cinco vezes por semana
(segundas, quartas e quintas-feiras), com início às 07h30min e término às 11h30min, podendo haver instruções, esporadicamente, às sextas-feiras, aos sábados, domingos
ou feriados e, excepcionalmente, em período noturno. Estas, com comunicação
prévia aos responsáveis.

8.2. A identificação na camiseta e as modificações que se fizerem necessárias nos
uniformes fornecidos como, por exemplo, problemas com medidas, ficarão a cargo dos
pais ou responsável, sendo vedada, no entanto, modificações que alterem os
padrões de apresentação do uniforme.

8.3. Os alunos receberão todo enxoval para permanência no curso, incluindo:
fardamento completo, coturno, tênis, meias, material didático tudo sem a necessidade
de pagar nenhuma taxa.

8.3.1. Os alunos que terminarem o curso com 100% de aproveitamento poderão levar
todo material e fardamento consigo, porém, em hipótese alguma poderão utilizá-lo
em público sem a autorização do comandante do 3°Subgrupamento de
Bombeiros Militar do Município de Jaru, ou alguma autoridade superior.

8.4. Haverá o fornecimento de um lanche por dia nos horários de permanência no
curso.

8.5. O deslocamento à sede do 3º Subgrupamento de Bombeiros Militar de Jaru para
as atividades do projeto e o retorno às residências ficará a cargo dos pais ou
responsáveis.

8.6. O curso seguirá as normas e padrões descritos no manual do aluno que será de
conhecimento dos pais e responsáveis e do aluno.

8.7. Em caso de desistência, serão devolvidos todos os materiais e uniformes
que esteja em posse do aluno bombeiro mirim.

9. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1. Os horários estabelecidos neste Edital obedecem ao Horário local.

9.2. Os casos omissos no presente Edital serão resolvidos pela Coordenação do
Programa, em conjunto com o Comando do Corpo de Bombeiros Militar de Jaru, responsável pela execução do Projeto Bombeiro Mirim.

9.3 O Comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Jaru, designará uma comissão composta por 03 Bombeiros Militares, para fazer a análise e seleção dos documentos
dos candidatos.

EQUIPE RESPONSÁVEL PELA COORDENAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO
CURSO:

Halisson Avilla Mendonça – 2º TEN BM
Diretor do Projeto Bombeiro Mirim
Jessica Gleyciane Américo Cantão – SD BM
Coordenadora do Projeto Bombeiro Mirim
CRONOGRAMA
Data/Período Evento Local
16/03/2020 à
23/03/2020
Aprovação e divulgação do
Edital 01.2020
Quartel do Corpo de
Bombeiros Militar de Jaru/
mídias locais/
www.cbm.ro.gov.br. /
24/03/20 à
31/03/2020
Inscrições para o Projeto Social
Bombeiro Mirim
Quartel do Corpo de
Bombeiros Militar de Jaru. Das 07h30minh as
13h30minh (de segunda a
sexa-feira). 01/04/2020 Aplicação do Teste de Escrita
(Redação). Auditório da ACIJ Jaru. Das
09h30min às 10h30min. 02/04/2020 a
05/04/2020
Seleção/Classificação dos
candidatos. (Comissão
Organizadora). Quartel do Corpo de
Bombeiros Militar de Jaru. 06/04/2020 Divulgação dos aprovados. Quartel do Corpo de
Bombeiros Militar de Jaru/
www.cbm.ro.gov.br. 09/04/2020 Reunião com os pais ou
responsáveis dos candidatos
selecionados/classificados no
número de vagas. Quartel do Corpo de
Bombeiros Militar de
Jaru/RO. 13/04/2020 Apresentação dos candidatos
aprovados no processo
seletivo/Início das aulas. Quartel do Corpo de
Bombeiros Militar de Jaru às
07h20min. Jaru/RO, 16 de março de 2020
Halisson Avilla Mendonça – 2º TEN BM
Comandante do 3ºSGB/2ºGB

Acompanhe o Edital na íntegra e preencha a ficha cadastral:

Edital Bombeiro Mirim N° 001/2020 – 3°SGBM/2ºGBM

 


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