Hackers invadem sistema da prefeitura e travam administração em Governador Jorge Teixeira

Publicada em


A Prefeitura de Governador Jorge Teixeira, no interior de Rondônia, teve o sistema de informática e finanças invadido por hackers e todos os computadores ligados ao servidor central da admnistração estão sem acesso . A informação foi divulgada nesta quarta-feira (29) pelo Secretário de admnistração do município, Fábio de Pádua.

Segundo informado pela prefeitura, a invasão hacker teve inicio no dia 10/01 por volta das 18h, tendo sido concluída, inclusive com o bloqueio total de acesso ao sistema, na última segunda-feira, dia 20 do corrente mês.

A secretária da Fazenda, Hozana Reis, disse ao Portal JT que a Prefeitura corre contra o tempo na questão da folha de pagamento. Segundo ela uma equipe da Fazenda e da admnistração está trabalhando com os responsáveis pela empresa CECAM, com sede em Ji-paraná, para tentar recuperar informações e repassá-las ao sistema bancário. “A nossa vontade é manter o pagamento da folha de janeiro para a próxima semana, mas é bom lembrar que tudo depende da recuperação dos dados invadidos”, salientou a secretária, acrescentando que ainda o sistema bancária precisa processar as informações.

Com o sistema afetado, outras áreas da gestão municipal também estão paralisadas, como é o caso da emissão de notas fiscais e outros serviços. “Estimamos que esta situação dure até três dias da próxima semana, porque necessitamos recuperar e atualizar o backup de vários dados da Prefeitura”, revelou um dos técnicos que trabalha para a recuperação dos arquivos invadidos.

Conforme informado ao Site, os invasores entraram em contato com o servidor da prefeitura e pediram algo em torno de $ 6 mil dólares (na moeda Pitcoin) para liberar as senhas de acesso.

Imagem do computador central da Prefeitura – Portal JT