Jaru Online
Jaru, 23 de junho de 2024

INOVAÇÃO: Alunas fazem ônibus rodar por quase uma semana com óleo de cozinha

O Biosun foi realizado para um hackathon (maratona de programação) municipal e desenvolvido durante as atividades extracurriculares na escola delas

Um ônibus andou por quase uma semana no interior do Paraná sem precisar ser abastecido. Isso foi possível depois que ele recebeu óleo de cozinha como combustível. O óleo não estava puro, mas foi transformado em biocombustível por um grupo de garotas de uma escola pública que fica em Assaí, a quase 400 km da capital Curitiba.

 

No Colégio Estadual Conselheiro Carrão, Eduarda Priscila Miura, 17, Luiza Alves de Souza, 17, Leticia Ayumi Tazima Sato, 17, Eduarda Pietra Santos Paixão, 16, e Fabiane Hikari Kikuti, 16, criaram a “BIOSUN”, uma startup júnior cuja missão é dar outro destino para o óleo de cozinha.

 

“A ideia das estudantes é transformar, com o apoio da prefeitura, parte dos ônibus escolares em uma linha específica que só opere com o biodiesel produzido por meio do projeto”, comentou Matheus Rossi, professor de química e física e também orientador do trabalho. Segundo o docente, essa é uma forma de solucionar o problema de descarte irregular do óleo de cozinha na cidade.

 

O BIOSUN foi realizado para um hackathon (maratona de programação) municipal e desenvolvido durante as atividades extracurriculares na escola que tem o ensino médio em tempo integral.

 

Os próximos passos para o BIOSUN é expandir por todo o município o biodiesel criado pelas estudantes. E, para isso, o professor Matheus Rossi acredita ser necessário apoio também do setor privado, o que não acontece até omomento.

Fonte: Rondônia ao vivo

Enquetes

Em qual destes nomes de pré-candidatos você votaria para prefeito de Jaru nas próximas eleições?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

COMPARTILHAR