Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um homem usando máscara e caído na frente da sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Avenida Pinheiro Machado, em Porto Velho. A gravação foi feita na manhã desta terça-feira (14). O autor do vídeo cita que a pessoa estava em “estado bem crítico e com falta de ar”. A identidade e a idade não foram reveladas.
A PRF informou, em nota, que o homem foi atendido após os policiais o levarem a uma unidade de saúde e que o senhor recebeu alta na tarde desta terça (veja íntegra).
A polícia cita ainda que agentes se aproximaram do homem caído, e notaram que não tinha traumas ou lesões. Ele estava consciente e se comunicava.
Pela falta de consideração de algumas pessoas, Porto Velho Rondônia agora também está passando por isso, lembrando que os outros países avisaram o que estava acontecendo… mas algumas pessoas pela ignorância preferiram ir contra.
Os policiais levaram o senhor a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na Zona Leste. Ainda na tarde desta terça-feira, o homem recebeu alta médica e seguiu para casa.
Ao G1, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) disse que na última segunda-feira (13) “esse mesmo senhor foi resgatado pelo Samu e levado para o Ana Adelaide”.
Veja abaixo a nota da PRF sobre o caso:
Porto Velho/RO, 14 de abril de 2020.
A Polícia Rodoviária Federal em Rondônia, por meio do Núcleo de Comunicação Social, vem à público esclarecer os fatos sobre o vídeo, publicado esta manhã em redes sociais, no qual um cidadão aparece deitado em frente à sede da Superintendência, localizada na avenida Pinheiro Machado.
Nosso efetivo, assim que observou a situação, realizou contato inicial para elucidação dos fatos. Foi constatado que a pessoa ali deitada não apresentava traumas ou lesões, estava lúcida e se comunicava com qualidade de informações. Em consequência dos fatos, houve acionamento do serviço de emergência pelo número 192 (SAMU) para socorro médico.
Após análise do cenário e em decorrência do lapso temporal na chegada da ambulância, de modo preventivo, a equipe PRF encaminhou o enfermo, em viatura policial, à UPA Leste.
Todos os cuidados preconizados em procedimentos de primeiros socorros, visando salvaguardar a integridade física do socorrido, bem como medidas de assepsia decorrentes da pandemia do novo Coronavírus foram observadas pela guarnição.
No momento em que esta nota foi redigida, às 15:17, após contato com a equipe médica da UPA Leste, a PRF foi informada de que o cidadão encaminhado recebeu atendimento médico e já havia sido liberado.