Jaru Online
Jaru, 12 de maio de 2024

Reconhecimento e Celebração: Dia do Wesleyano em Rondônia

Nesta Sexta-feira (20) em solenidade na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, o Pastor João Laudir aqui da Igreja Metodista Wesleyana de Jaru. recebeu uma placa metálica de honra ao mérito por serviços prestados à comunidade rondoniense.

Foi instituído também no calendário rondoniense o Dia do Wesleyano, houve menção da instituição do Dia do Wesleyano na Câmara municipal de vereadores da cidade de São Francisco do Guaporé. Em sessão ordinária da Câmera de Vereadores de São Francisco do Guaporé dia (23), celebrou a conquista pelo dia do Metodista Wesleyana no Estado de Rondônia todo dia 24 de maio.

De acordo com o autor, em diversas partes do mundo, a data foi escolhida para lembrar “a experiência do coração aquecido” vivida em 1738 pelo inglês John Wesley, líder precursor do movimento metodista. Segundo relatos atribuídos a Wesley, enquanto ouvia uma preleção religiosa, ele teria sentido seu coração arder, o que significaria, na verdade, a mudança em sua vida operada por Deus, que havia lhe tirado todos os pecados.

Reformas
Roberto de Lucena ressaltou que John Wesley viveu na Inglaterra do século XVIII, durante Revolução Industrial. Devido à desestruturação social do período, afirmou o deputado, “o cristianismo estava definhando”, mas Wesley “não se conformavam com esse estado paralisante da religião cristã”.

Após viver a “experiência do coração aquecido” , Wesley teria se tornado pregador e idealizado obras sociais, como “Dinheiro aos Pobres”. “Escreveu compêndio de medicina que foi largamente difundido, apoiou a reforma educacional, a mudança do sistema prisional e lutou pela abolição da escravatura”, acrescentou Lucena.

No Brasil, conforme o parlamentar, entre as igrejas e missões evangélicas ligadas ao movimento wesleyano, destaca-se a Igreja Metodista Wesleyana, denominação que abriga mais de 120 mil membros. A igreja foi estabelecida no país há 44 anos, informou.


COMPARTILHAR