Jaru Online
Jaru, 23 de julho de 2024

Vitrines tecnológicas prometem impressionar na Rondônia Rural Show Internacional com culturas diversificadas


A 11ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, com o tema “Agricultura da Amazônia”, está se preparando para receber os visitantes no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná, de 20 a 25 de maio. O governo de Rondônia está dedicando esforços na organização dos 650 expositores que vão estar apresentando o que há de melhor na agricultura, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri). As 26 vitrines tecnológicas prometem impressionar com culturas diversificadas, entre as quais, banana, café, cacau e um  campo de girassóis.

Para o governador do estado, Marcos Rocha, a Rondônia Rural Show Internacional reafirma o compromisso do estado de Rondônia em promover o desenvolvimento sustentável da agricultura na região Amazônica, a cada edição. Isso se torna possível com a valorização dos produtores locais e a adoção de práticas agrícolas sustentáveis. “A agricultura na Amazônia é de extrema importância para a economia e o desenvolvimento regional, porém, é fundamental que seja feita de forma sustentável, respeitando o meio ambiente e as comunidades tradicionais. A 11ª edição da Rondônia Rural Show busca destacar as práticas e tecnologias que visam conciliar a produção agrícola com a conservação dos recursos naturais”, salientou.

DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO

As 26 vitrines tecnológicas prometem impressionar com culturas diversificadas

De acordo com o secretário da Seagri, Luiz Paulo, a agricultura na Amazônia desempenha um papel essencial na economia do estado de Rondônia, sendo responsável por grande parte da produção agrícola do país.

“A Rondônia Rural Show é um evento que visa promover o desenvolvimento e a inovação no setor agropecuário, apresentando tecnologias e práticas sustentáveis que contribuem para o aumento da produtividade e preservação do meio ambiente”, evidenciou.

DIVERSIFICAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

O diretor-presidente da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), Luciano Brandão juntamente aos extensionistas da entidade, estão trabalhando para demonstrar a potencialidade de uma propriedade diversificada e sustentável na região Amazônica. “Foi preparado um hectare de terra, que servirá de vitrine para mostrar as práticas agrícolas que podem ser adotadas pelos agricultores locais, visando a melhoria da produção e a preservação do meio ambiente”, ressaltou.

De acordo com o coordenador da Feira, Janderson Dalazen, a proposta é mostrar que é possível conciliar a produção agrícola com a preservação da natureza, promovendo a diversificação das atividades rurais e a implementação de técnicas sustentáveis. “A feira está voltada para exemplos de como é possível produzir de forma eficiente e responsável, garantindo o futuro das gerações presentes e futuras. A expectativa é de que essas iniciativas contribuam para o desenvolvimento sustentável da região, promovendo a conservação dos recursos naturais e garantindo a prosperidade dos agricultores locais”, concluiu.


COMPARTILHAR