Segundo informações da Unir, a instituição foi notificada no dia 29 de fevereiro sobre possíveis “inconsistências” no diploma de doutorado apresentado por Viviane durante o processo de eleição para o cargo de vice-reitora.
No mesmo dia, a Universidade de Rondônia entrou em contato com a UFRGS para verificar o registro e a autenticidade do diploma.
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul informou à Unir que “não havia registro do diploma de doutorado apresentado, além de indicar inconsistência no documento, afirmando com isso a sua inveracidade”.
Em nota, a Unir, após receber a notificação da UFRGS, decidiu adotar medidas apropriadas para lidar com o caso, incluindo a vacância do cargo de vice-reitor.
![Universidade Federal de Rondônia, Unir — Foto: Jaíne Quele Cruz/g1](https://s2-g1.glbimg.com/LYuV8X1Z3z7suoOkX7SAZWfbEeI=/0x0:1600x721/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/V/R/ClqLvjSRAS6oEwesVoKQ/7a837be8-3600-4094-a6a6-a4a2e21cf6cf.jpg)
Universidade Federal de Rondônia, Unir — Foto: Jaíne Quele Cruz/g1
Eleições 2023
Viviane foi eleita em 2023 pela comunidade acadêmica com 33,6% dos votos durante as eleições de reitoria e vice-reitoria para a gestão da Universidade dos próximos quatro anos. Já para o cargo de reitora, foi eleita a professora Marília Pimentel.
A vice-reitora, que renunciou ao cargo antes de tomar posse, atua no Departamento de Engenharia Elétrica, concentrando-se especialmente na pesquisa e na elaboração de projetos para a captação de recursos, destacando-se, entre eles, a implementação de estruturas de energia solar.
As eleições foram realizadas porque a então reitora da Universidade Federal de Rondônia, Marcele Pereira, renunciou ao cargo em outubro deste ano, após três anos de gestão na instituição, citando motivos de saúde.
Leia a nota da Unir na íntegra:
“A Reitoria da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), considerando as condições que cercam a renúncia da vice-reitora eleita, vem informar à comunidade universitária:
– A UNIR foi comunicada no dia 29 de fevereiro sobre a possibilidade de haver inconsistências no diploma de Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) apresentado no processo de eleição para o cargo de Vice-Reitor(a);
– Diante das informações recebidas foi realizada, ainda no dia 29 de fevereiro, consulta formal à UFRGS sobre o registro do diploma e demais dados necessários para comprovação de veracidade do documento;
– Na tarde de 1º de março a UFRGS, em ofício assinado pelo Diretor da Divisão de Diplomas e Certificados e pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da instituição, comunicou à UNIR que não havia registro do diploma de doutorado apresentado, além de indicar inconsistência no documento, afirmando com isso a sua inveracidade;
– Na manhã do dia 1º de março a vice-reitora eleita apresentou à Reitoria da UNIR sua renúncia ao cargo de vice-reitora, para o qual estaria nomeada a partir do dia 07 de março de 2024;
– A Reitoria da UNIR, após ser informada formalmente pela UFRGS, determinou a tomada de todas as providências cabíveis para o caso;
– Diante da situação, o cargo de vice-reitor da UNIR estará em vacância, de modo que serão tomadas as providências conforme legislação pertinente.”
G1