Jaru Online
Jaru, 23 de julho de 2024

Uru-Eu-Wau-Wau: Força Nacional é enviada para reforçar segurança em terra indígena

Agentes da Força Nacional serão enviados para reforçar a segurança na Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau, que frequentemente é alvo de ações de garimpeiros. A ação foi autorizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública no início desta semana. De acordo com o governo federal, a Força Nacional será usada durante 90 dias em apoio a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

A medida foi publicada no Diário Oficial e, por uma questão de segurança, o quantitativo de agentes enviados para a região não foi divulgado.

A Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau tem um território de mais de 1 milhão de hectares e é lar de povos isolados, além de indígenas de diferentes etnias. Denúncias de invasões e crimes ambientais são frequentemente registradas na região.

Em fevereiro, o Ministério Público Federal (MPF) fez um pedido de proteção da área e a execução de um plano de proteção do território. Segundo o Ministério da Justiça, a ação foi motivada por denúncias de crimes ambientais e invasões das terras indígenas.

No mês de maio, uma operação da Polícia Federal (PF) destruiu maquinários usados no garimpo ilegal dentro de reserva indígena. Na ocasião, os agentes adentram na reserva para combater crimes de garimpo ilegal, exploração ilegal de madeira e associação criminosa.

Uma aeronave foi usada na fiscalização, que detectou mais de dois pontos de garimpagem dentro da Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau.


COMPARTILHAR