A Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir) divulgou esta semana o método de seleção definido para o ingresso no ensino superior público em 2021 no estado. Este ano, além da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os candidatos também poderão utilizar o histórico escolar do ensino médio.
A decisão foi tomada pelo Conselho Superior Acadêmico (Consea) e levou em consideração dificuldades enfrentadas, principalmente em relação à pandemia, que fez com que vários estudantes não realizassem a prova do Enem 2020. Em Rondônia, a taxa de ausência no exame foi de cerca de 60%.
O processo seletivo será realizado em dois momentos. No primeiro, candidatos podem se inscrevem com notas do Enem dos anos 2018, 2019 ou 2020. Após a conclusão dessa primeira etapa, as vagas não ocupadas serão disponibilizadas para preenchimento com uma seleção que vai utilizar as notas conquistadas no ensino médio.
A previsão é que o edital seja publicado no mês de agosto. Devem ser oferecidas 2,6 mil vagas em 69 cursos distribuídos em sete campi na capital e interior do estado. Confira a lista de cursos ativos na Universidade Federal de Rondônia.