Um supermercado de Anápolis, a 55 km de Goiânia, colocou um “porteiro” para controlar a entrada dos clientes na loja. O funcionário improvisa em um papel em branco as anotações da quantidade de pessoas que entram na loja, que ficou limitada a 80 por vez. As medidas foram estipuladas por decreto municipal para evitar a disseminação do coronavírus na cidade.
Outra determinação da gerência impõe a entrada de apenas uma pessoa por família. Os clientes também devem obedecer as distâncias fixadas por amarelas fixadas na fila da padaria e do açougue, com objetivo de evitar tumulto.
Para as filas do caixas ficou definida a distância de dois metros entre um cliente e outro. A determinação é uma precaução para que as pessoas mantenham distância umas das outras.
A auxiliar administrativo Terezinha das Virgens Belisario aprovou as normas. “Em vez de fechar o estabelecimento, essa é a medida correta porque não tumultua o ambiente e deixa as pessoas fazerem as compras”, avalia.
As medidas de segurança foram publicadas em decreto municipal com a seguinte norma:
- Fica limitada a entrada de apenas um representante por núcleo familiar em Supermercados e Farmácias localizados no município de Anápolis, a fim de evitar aglomerações de pessoas dentro de cada estabelecimento.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/0/Y/uBBufwR36MbkNzDHaAKg/supermercado-limita-a-entrada-de-80-clientes-por-vez-em-anapolis-goias2.jpg)
Funcionário demarca distância no chão entre os clientes, em Anápolis, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera