Ao contrário da chamada regular do Sisu, a lista de espera não é gerenciada pelo Ministério da Educação (MEC).
Os participantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024, que manifestaram interesse em integrar a lista de espera, já podem verificar os resultados por meio do site das instituições públicas de ensino superior participantes no programa.
Segundo o governo federal, as instituições que fazem parte do Sisu podem utilizar a lista de espera ao longo de todo o ano de 2024 para ocupar as vagas que eventualmente não foram preenchidas na chamada regular.
Para verificar o ‘desfecho’ da lista de espera, o candidato precisa acessar o site da universidade em que manifestou interesse. Ao contrário da chamada regular do Sisu, a lista de espera não é gerenciada pelo Ministério da Educação (MEC).
Portanto, cabe aos candidatos acompanhar as convocações realizadas pelas instituições. As informações disponíveis no site da instituição e em suas redes sociais.
As datas para matrícula e o início das aulas serão estabelecidas em edital específico de cada instituição participante, conforme as diretrizes do Ministério da Educação (MEC).
Qual a chance de ser chamado?
De acordo com o MEC, a possibilidade de ser chamado na lista de espera do Sisu depende de diversos fatores, como o número de vagas remanescentes nas instituições de ensino, a concorrência dos candidatos e as políticas de convocação adotadas por cada instituição.
“Quando um candidato manifesta interesse em participar da lista de espera, ele está indicando disposição para ocupar uma vaga que eventualmente não tenha sido preenchida na chamada regular. A convocação ocorre conforme a disponibilidade de vagas e a ordem de classificação na lista de espera”.
Como as circunstâncias variam entre as instituições e os cursos, não é possível prever com certeza a probabilidade de ser chamado para algum curso em 2024.
Por isso, os candidatos devem acompanhar as convocações por meio dos canais de comunicação das instituições e, se convocados, seguir as orientações para efetuar a matrícula no prazo estipulado.
Rondônia é o único estado do país que não oferece vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), isso porque as instituições federais do estado (Unir e Instituto Federal) possuem sistemas próprios de seleção. Mas os candidatos puderam se inscrever em outras universidades do país.
Abaixo, veja instituições que já usaram a lista de espera deste ano:
- Sisu 2024: Uncisal convoca candidatos da lista de espera para pré-matrícula
Mudança no Sisu
Em 2024, pela primeira vez, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terá apenas uma edição — só em janeiro, sem o processo seletivo que usualmente ocorre no meio do ano.
Por meio dessa etapa única, os candidatos poderão usar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 para concorrer, em universidades públicas, a cursos cujas aulas começarão tanto no primeiro quanto no segundo semestre
Fonte: G1 Rondônia