Secretaria de Saúde retoma com as cirurgias de vasectomia em Ariquemes

Publicada em


A Prefeitura de Ariquemes, por meio da Secretaria municipal de Saúde (Semsau), retomou nesta segunda-feira (18) as cirurgias de vasectomia para homens que estavam na fila de espera do SUS em Ariquemes.

As cirurgias que são de caráter eletivo, estavam paradas desde o início da pandemia, já que a Semsau executou os planos de contingência para atender pacientes infectados com o Coronavírus, com leitos exclusivos, conforme a evolução da doença.

Ao todo, 35 pacientes que estavam na fila de espera serão atendidos pelos próximos dois dias.  A vasectomia faz parte das ações para o planejamento familiar da Secretaria de Saúde, o método contraceptivo é bastante eficaz, rápido e não oferece riscos para a saúde do homem.

Os homens que desejarem passar pelo procedimento devem agendar uma consulta pelo SISREG, depois disso passarão por avaliação de uma Assistente Social, e preparar a documentação necessária, com no mínimo até 60 dias antes da cirurgia, para não haver riscos de arrependimento. Vale lembrar que o SUS oferece a vasectomia, mas não disponibiliza a reversão.

fonte; ariquemes190