Secretaria de educação realiza ações alusivas ao setembro amarelo em Jaru

Secretaria de educação realiza ações alusivas ao setembro amarelo em Jaru

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Semecel), está desenvolvendo neste mês, várias ações alusivas à campanha do Setembro Amarelo – que refere-se à prevenção ao suicídio e a valorização da vida.

A campanha é desenvolvida através do Programa Saúde na Escola (PSE) e tem como coordenadora e colaboradora das ações, a Professora Jeane Siqueira. Lembrando que, abordar o tema nas escolas é importante, devido aos índices de suicídio que têm crescido no Brasil e atingido crianças.

As atividades desenvolvidas envolvem palestras, exibição de filmes que retratam sobre a valorização da vida, aplicação do livro pessoal “Meu diário” – que foi elaborado com o intuito de tratar sobre os sentimentos relacionados ao contexto familiar, social e emocional.

O projeto é coordenado pela Psicóloga Escolar Monique Joana D’arc, que também realiza palestras nas turmas de 4º/5º ano das escolas da rede municipal, e ainda para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). As demais atividades  estão sendo executadas pelos orientadores e supervisores educacionais e desenvolvidas pelos alunos.

O objetivo das ações de prevenção ao suicídio é levar até as crianças e adolescentes o conhecimento sobre o tema, quebrando o tabu, uma vez que, faz-se necessário falar sobre o assunto. Além de abordar sobre a valorização da vida, a fim de prevenir que estes sejam induzidos a cometerem suicídio, os empoderando a buscarem ajuda e não sejam induzidos a atos suicidas devido aos próprios sentimentos e problemas emocionais, como depressão e outros ou pela forte influência da mídia e  grupo de amigos.

Comentários