As rodadas de negócios da 9ª edição do Rondônia Rural Show (RRS), uma das maiores feiras do agronegócio da Região Norte, foram suspensas em Nova Califórnia, distrito de Porto Velho, e na cidade de Campo Novo de Rondônia (RO) por causa da pandemia de Covid-19, o novo coronavírus. As duas rodadas iriam acontecer entre 17 e 31 de março.
A suspensão ocorreu após o decreto 24.871, assinado na última segunda-feira (16) pelo secretário do Estado de Saúde (Sesau), Fernando Máximo, que estabelece situação de emergência no estado por 180 dias para evitar o contágio do Covid-19.
Segundo informações da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), não há uma nova data para as rodadas de negócios acontecerem em Campo Novo e no distrito de Nova Califórnia.
A Seagri comunicou ainda que a data da Rural Show será mantida em Ji-Paraná (RO). A feira está prevista para ocorrer no período de 26 a 30 de maio.
Rodadas de negócio da Rondônia Rural Show são suspensas em prevenção ao Coronavírus
No ano passado, mais de R$ 80 milhões foram movimentados apenas com as rodadas de negócios da Rural Show. Durante todo o evento, o saldo ficou em cerca de R$ 700 milhões em negócios.
Casos de coronavírus no Brasil
Nesta quarta-feira (18), segundo dados das secretarias de saúde, o Brasil tem mais de 350 casos de coronavírus em 16 estados e no DF. Rondônia não tem casos confirmados para Covid-19, mas Acre e Amazonas já contabilizam casos positivos.
Também foi confirmada a primeira morte pelo novo coronavírus no Brasil na terça-feira (17). Trata-se de um homem de 62 anos, morador de São Paulo, que tinha diabetes, hipertensão e hiperplasia prostática.