Jaru Online
Jaru, 19 de junho de 2024

Rondônia deve ter aumento de 4% na safra de café em 2024, aponta Governo

Já tendo dado início a colheita do café em Rondônia, as expectativas dos produtores e especialistas estão altas para que a produção do estado bata um novo recorde. Segundo o governo do estado, a estimativa é que haja um aumento de 4% na safra deste ano, chegando a 3.880.985 sacas em 2024.

Atualmente, conforme o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Rondônia é:

  • O maior produtor de café da região Norte;
  • O 5º maior produtor de café do Brasil.

 

Na pesquisa sobre Produção Agrícola Municipal (PAM), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2023, a produção de café em Rondônia havia aumentado 24,1% entre 2021 e 2022. O aumento, segundo o IBGE, se deve ao aumento da produtividade.

Robusta Amazônico

 

O café de Rondônia conquistou, em junho de 2021, a primeira Indicação Geográfica com Denominação de Origem (DO) para café canéfora sustentável. Para denominar essa nova Identificação Geográfica que Rondônia conquistada, foi feito um estudo desde 2018.

📌 Os robustas amazônicos são resultado do cruzamento dos cafés Conilon e Robusta especialmente selecionados.

O relatório do Exame de Mérito realizado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) descreve o perfil sensorial do café como: doce, chocolate, amadeirado, frutado, especiaria, raiz e herbal. “Uma nova ótica sensorial com paleta específica e característica dos cafés canéfora”.

G1

Enquetes

Em qual destes nomes de pré-candidatos você votaria para prefeito de Jaru nas próximas eleições?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

COMPARTILHAR