Jaru Online
Jaru, 23 de julho de 2024

Queijos de Rondônia são avaliados por juízes especializados durante 11ª Rondônia Rural Show Internacional

Durante a apresentação da 5ª RondoLEITE, nove juízes do estado de Rondônia participaram das análises das oito agroindústrias inscritas no 3º Concurso de Queijos de Rondônia (ConQueijo). O evento ocorreu nesta quinta-feira (23), no auditório do Pavilhão da Bovinocultura, na 11ª Rondônia Rural Show Internacional, em Ji-Paraná.

Coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), em parceria com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o ConQueijo tem como objetivo promover a qualidade e valorização das produções queijeiras das agroindústrias familiares e de pequeno porte de leite e derivados.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o ConQueijo é mais uma iniciativa importante para incentivar a produção de alimentos e fomentar o consumo de produtos regionais. “Eventos como esse contribuem para a valorização dos pequenos produtores e preservação das tradições culinárias locais”, enfatizou.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Foram avaliados aspectos como sabor, textura e aroma nos queijos apresentados

De acordo com o secretário da Seagri, Luiz Paulo, os juízes tiveram a responsabilidade de avaliar diversos aspectos dos queijos apresentados, como sabor, textura, aroma, e apresentação, a fim de determinar os vencedores do concurso. “A competição é uma ótima oportunidade para as agroindústrias locais mostrarem a qualidade dos seus produtos e receberem o reconhecimento pelo trabalho que realizam”, frisou.

O especialista na produção e avaliação de produtos lácteos, professor da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Paulo Henrique, destacou a importância de conhecer as características de cada tipo de queijo para identificar o melhor. “Aqui, juízes capacitados avaliaram os atributos sensoriais para o concurso”, pontuou.

PREMIAÇÕES

Os produtores participantes do concurso estão concorrendo a uma premiação no valor R$ 44.033,92 (quarenta e quatro mil, trinta e três reais e noventa e dois centavos), e a cerimônia de entrega dos prêmios acontece nesta sexta-feira (24), a partir das 10h, no Auditório Governamental.

O 3° ConQueijo recebeu oito inscrições de produtores rurais das regiões Central, Vale do Guaporé, Madeira-Mamoré e Cone Sul do estado. No total, 13 queijos concorrem dentro das três categorias: muçarela, provolone e queijo coalho.

CONFIRA A GALERIA DE IMAGENS DA RONDÔNIA RURAL SHOW INTERNACIONAL 2024

1º Dia do evento

2º Dia do evento – Parte II – Parte III

3º Dia do evento


COMPARTILHAR