Jaru Online
Jaru, 23 de julho de 2024

Qualidade e valorização dos queijos de Rondônia são fortalecidas na 3ª edição do ConQueijo na 11ª Rondônia Rural Show

Uma das principais atrações da 11ª Rondônia Rural Show Internacional teve início nesta quarta-feira (22), a 3ª edição do Concurso de Qualidade de Queijos de Rondônia (ConQueijo), iniciativa que premia os melhores queijos produzidos pelas agroindústrias familiares e estabelecimentos agroindustriais de leite e derivados de Rondônia. A abertura aconteceu no auditório da RondoLEITE, no Pavilhão da Bovinocultura, em Ji-Paraná.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enalteceu o engajamento dos produtores no concurso e destacou que, o objetivo do governo do estado é promover a qualidade e a valorização das produções queijeiras, possibilitando um salto em oportunidades de negócios para os produtores. “Temos atuado com estratégia e incentivos para reforçar as ações voltadas ao setor produtivo, e o ConQueijo é um incentivo a mais para os produtores, fazendo com que a produção de Rondônia chame a atenção de outros estados e países que desejam investir no estado”, ressaltou.

De acordo com o titular da Secretaria de Estado da Agricultura do Estado (Seagri), Luiz Paulo, por meio da avaliação dos atributos sensoriais realizada por especialistas, os participantes têm a chance de aprofundar sua compreensão sobre a qualidade do queijo que oferecem, contribuindo assim, para a valorização do setor queijeiro local.

ABERTURA CONQUEIJO 

Na solenidade de abertura do evento, o presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), Julio Cesar Rocha, destacou a parceria que existe entre as várias entidades ligadas ao setor produtivo, além da importância dos incentivos promovidos pelo governo do Estado, por meio da Seagri. “É importante ressaltar também o Serviço de Inspeção Estadual (SIE) que, por meio da Idaron, atua junto às empresas frigoríficas e agroindústrias para promover a segurança alimentar e garantir a saúde do consumidor rondoniense”, pontuou.

TREINAMENTO DE AVALIADORES

Os especialistas na produção e avaliação de produtos lácteos, professores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Paulo Henrique e Ana Flávia Coelho Pacheco Paiva, ministraram palestra orientando os juízes do ConQueijo sobre os detalhes relacionados à análise sensorial, que é uma ciência multidisciplinar, bem como, sobre as demais características que devem ser avaliadas em um queijo de qualidade.

O diretor-presidente da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), Luciano Brandão, acrescentou que o intuito do ConQueijo, assim como as demais iniciativas do governo do estado, é promover avanços sociais e econômicos em todas as regiões. “O Concurso contribui para a promoção da cadeia produtiva do leite, proporcionando aos produtores rurais uma oportunidade única de aprimorar seu conhecimento sobre as características técnicas que influenciam na qualidade do produto final”, salientou.

CONFIRA A GALERIA DE IMAGENS DA RONDÔNIA RURAL SHOW INTERNACIONAL 2024

1º Dia do evento

2º Dia do evento – Parte II – Parte III


COMPARTILHAR