Jaru Online
Jaru, 4 de maio de 2024

Quais são os impactos do Coronavírus na Economia Nacional

Saiba como o coronavírus influência o cenário econômico brasileiro.

Embora não pareça e muita gente não ligue, a economia é um tema importante e faz parte do cotidiano das pessoas. Alguns elementos afetam diretamente a rotina dos cidadãos devido às oscilações de preços.

Ações, mercado internacional, protecionismo alfandegário e até mesmo o cenário da saúde mundial, são parâmetros que interferem na economia nacional.

O mecanismo econômico é lógico e funciona de forma dinâmica, quando o consumidor conhece os fatores envolvidos nesse cenário, consegue entender os valores e taxas que paga e isso ajuda a se organizar em sua rotina financeira.

O cenário econômico

O cenário econômico mundial é composto por todas as transações, trocas, alterações e influências que o mercado sofre. Isso inclui, por exemplo: taxas, valores, catástrofes naturais, epidemias, crises específicas de uma nação, oferta e demanda de produtos, importações e exportações.

Todo o sistema financeiro possui muitos elementos que funcionam juntos e dependem um do outro. O mesmo acontece entre os países, produtores e consumidores.

Todos os elementos que refletem no custo de compra, venda ou produção de um bem, seja material ou não, compõe o cenário econômico interno e externo.

Como o Corona Vírus afeta a economia nacional

As trocas comerciais no mundo funcionam a partir da necessidade de cada país, isso acontece porque dificilmente uma nação será autossuficiente em todos os recursos que demanda a sua sociedade.

Petróleo, tecnologia, commodities e bens de consumo e serviços estão entre os itens essenciais e rotineiros de uma nação. Sendo assim é necessário fazer negócios com outros países.

No caso de uma epidemia de grandes proporções, como é o caso do coronavírus, algumas medidas de segurança e saúde são tomadas. Isso tem impacto direto na economia, porque afeta a circulação de pessoas, assim como o consumo e produção de bens.

Menos gente nas ruas trabalhando significa menos gente fazendo compras e produzindo recursos, o que impacta na oferta e demanda.

Esse contexto gera uma expectativa econômica e cria projeções de situações futuras. Ou seja, setores como bancos, acionistas, negociantes e especialistas buscam prever o rumo do mercado dentro das condições reduzidas de produção e consumo.

Essa perspectiva movimenta o mercado de Ações, por exemplo, o valor da ação de uma empresa com menos vendas cai e isso gera todo um efeito dominó dentro do sistema financeiro.

Qual é a influência do Corona Vírus no protecionismo alfandegário

O protecionismo alfandegário é um conjunto de medidas de um governo para limitar as importações e proteger a indústria nacional regulando a entrada e saída de dinheiro. Isso é feito através de taxas, impostos e critérios de regulamentação.

Com a expansão do coronavírus, o protecionismo alfandegário se aplica especificamente a itens essenciais para a saúde da população.

A exportação de máscaras cirúrgicas, por exemplo, um produto importante para a prevenção da doença, pode reduzir a reserva nacional desse objeto e até mesmo o encarecer.

Uma medida sobre transações específicas, nesse caso, não protege somente a saúde da população, mas também a economia nacional

Como se preparar para o impacto econômico?

As notícias podem preocupar as pessoas, especialmente quando se trata da nossa saúde. Embora, seja um assunto sério, é importante acompanhar com atenção e aguardar comunicados oficiais antes de tomar decisões precipitadas.

Grandes compras como forma de prevenção pessoal podem esvaziar os mercados e acelerar o processo de crise econômica. Medidas movidas pela preocupação excessiva sem o conhecimento necessário vão atrapalhar mais do que ajudar.

Vale a pena ter paciência e seguir as orientações. Mesmo no setor da saúde pode haver um gasto desnecessário se não houver cuidado da população. Notícias falsas e o medo que se espalha pelas redes sociais, por exemplo, também interferem no mercado porque criam expectativas e previsões.

Lembrando que o mercado se auto regula, então é importante evitar ter medo das oscilações que ocorrem nesses momentos.

Isso pode levar a decisões que intensifiquem a crise. É possível atravessar essa situação com influências mais amenas se houver calma.

A importância da economia e seu mecanismo

A economia internacional reflete no cotidiano da sociedade de cada nação. É importante lembrar que as alterações de valores em um país modificam o preço de um produto.

Quando há uma negociação internacional, o país comprador vai receber esse produto com as mesmas alterações, muitas vezes com taxas e impostos próprios daquela nação sobre o item.

Por isso que esse conhecimento permite saber como funciona os valores pagos todos os dias em mercados, farmácias, contas e muitas outras despesas.

A educação financeira é muito relevante para o cidadão, pois está presente no seu dia a dia, assim é possível cuidar e controlar melhor seus gastos pessoais.


COMPARTILHAR