Jaru Online
Jaru, 21 de abril de 2024

Quais profissionais podem fazer procedimentos estéticos? Descubra o que a lei diz sobre

 

Na atualidade os procedimentos estéticos estão super em alta. Modelos, atrizes, influencers e donas de casa: todas querem a sobrancelha arqueada, o queixo marcado e a boca grossa.

Consequentemente, com o aumento da demanda existe o boom da oferta, e é aí que boa parte dos profissionais da saúde tentam conseguir seu espaço nas clínicas de beleza. Nesta corrida surgiram muitas pessoas, de diferentes áreas de formação, atuando no rosto de mulheres e homens do Brasil; Mas quem de fato pode realizar estes procedimentos?

O conceito da expressão “procedimento estético” é muito amplo, em geral, esse termo é amplo e engloba uma variedade de intervenções que têm como intuito amenizar ou corrigir determinada imperfeição. Nesse sentido, uma limpeza de pele é um procedimento estético, do mesmo modo que uma cirurgia plástica também é.

Os procedimentos estéticos minimamente invasivos são aqueles que não precisam de cortes ou grandes invasões para serem realizados. Estes procedimentos podem ser feitos legalmente pelos biomédicos estetas e demais profissionais da saúde previamente autorizados pelos seus respectivos Conselhos de Classes.

Quando falamos de injetáveis (botox, por exemplo), há um consenso de que Médicos, Cirurgiões Dentistas, Enfermeiros Estetas, Farmacêuticos Estetas, Biólogos Estetas e Biomédicos Estetas, podem aplicar realizar as aplicações, desde que especializados para isso.

Já os procedimentos estéticos invasivos são aqueles que promovem uma invasão ao organismo através de instrumentos cirúrgicos, são os que transpassam as barreiras naturais da pele; Além disso, os procedimentos e as cirurgias invasivas geralmente têm longa duração, são mais agressivos e envolvem anestesia.

A Lei nº 12.842, de 10 de julho de 2013, conhecida como Lei do Ato Médico, dispõe sobre o exercício da medicina e de acordo com a mesma, somente os médicos podem executar procedimentos invasivos.

Portanto, se está pensando na realização de qualquer desses procedimentos, fique atento e procure um profissional devidamente regulamentado e credenciado para executá-lo. Pesquise o histórico, se já houve complicações ou casos de situações negativas.

Lembre-se que mais que estética, é sua saúde que está em jogo!

 

Fonte: Jaru Online

Qual sua avaliação da administração do Prefeito João Gonçalves ?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

COMPARTILHAR