Jaru Online
Jaru, 3 de maio de 2024

Procon notifica Americanas sobre instabilidade em sites de compra que teria levado consumidores a site pornô

O Procon Carioca notificou a rede varejista Americanas S.A. a prestar esclarecimentos por conta de instabilidade e falhas, neste sábado, em seus sites de compra: Americanas, Submarino e Shoptime. Segundo relatos de consumidores, após entrarem nos sites das empresas, estavam sendo redirecionados para um site pornô.

Os relatos chegaram ao conhecimento do instituto de defesa do consumidor através das redes sociais. O Procon Carioca deu prazo de vinte dias para receber as explicações do grupo, que devem ser apresentadas na sede do Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor.

Dentre os esclarecimentos solicitados, a empresa terá que apresentar a comprovação sobre qual tipo de falha ocorreu nos sites, por quanto tempo durou, se os dados pessoais dos consumidores foram afetados e qual o plano de contingência e medidas que foram adotadas pela empresa.

Segundo o Procon Carioca, em nota, a Americanas S.A. confirmou que suspendeu preventivamente parte dos servidores na madrugada de sábado e que identificou o risco de acesso não autorizado. Porém, até esta segunda-feira (21), os sites continuam fora do ar e a empresa informou, novamente, “que voltou a suspender parte dos servidores após o acesso não autorizado”.


COMPARTILHAR