Jaru Online
Jaru, 13 de julho de 2024

Pressão baixa? O sal NÃO resolve o problema! Veja a maneira certa de agir

Neste período de extremo calor e tempo seco é muito comum que as pessoas tenham episódios de queda de pressão arterial. Os sintomas são: suor frio, boca seca, palidez, tontura e fraqueza. Em alguns casos pode ocorrer náusea ou vômito.

De acordo com os critérios internacionais estabelecidos, os valores de referência desejáveis da pressão arterial estão ao redor de 120 mmHg x 80 mmHg, ou 12 por 8. Considera-se que a pessoa está com a pressão baixa quando a mesma está menor que 9 por 6.

Há um mito extremamente difundido que o sal, por ser o “responsável” pela hipertensão (pressão alta) pode resolver o problema da hipotensão (pressão baixa). Mas é cientificamente comprovado que isso não é verdade, visto que o sal só vai começar a fazer efeito neste sentido após muitas horas do seu consumo. O mineral é metabolizado no rim, mas não é algo que acontece instantaneamente. O que pode acontecer é a pessoa que o ingerir ter sua pressão arterial muito mais alterada com este consumo inesperado.

Mas o que fazer em caso de pressão baixa?

O correto a se fazer é erguer as pernas acima do nível da cabeça, preferencialmente com a pessoa deitada ou encostada. Em seguida, oferecer água aos poucos, pois os goles irão ajudar a regular a pressão.

Ajudar a pessoa a respirar calmamente, e manter o espaço livre em volta é essencial para que os sintomas normalizem.

E caso seja frequente, é necessário procurar um médico.

 

Jussara Nogueira

Nutricionista CRN – 15861

@jussararnogueira


COMPARTILHAR