Jaru Online
Jaru, 29 de maio de 2024

Posso fazer um consignado para comprar moto?

Se você gostaria de possuir uma moto, veja como você pode fazer um empréstimo e realizar seu sonho

Se locomover nos grandes centros urbanos pode não ser uma tarefa fácil. Seja pelas distâncias ou pelos custos, o transporte é uma preocupação para muitos brasileiros, e uma das soluções para este problema é usar motocicletas. Mas, será que vale a pena fazer um consignado só para comprar uma moto e ter mais facilidade no trânsito? Vamos saber mais sobre isso a seguir.

 

Amadas por uns, temidas por outros, as motos são econômicas e versáteis. Com um baixo investimento em combustível é possível rodar centenas de quilômetros – muito mais do que um automóvel. 

 

As motos também oferecem agilidade no trânsito, por serem pequenas e ocuparem pouco espaço nas vias e nos estacionamentos.

 

Porém, é preciso ter cuidado ao pilotar uma moto, uma vez que o piloto está completamente vulnerável e exposto em caso de acidentes, ao contrário dos motoristas de carros que estão protegidos pela carroceria do carro.

 

Com os devidos cuidados, as motos podem ser ótimos veículos para locomoção, e trazer benefícios como economia de tempo e de dinheiro.

 

Outro motivo que faz milhares de brasileiros procurarem por motos é o menor custo para aquisição. Enquanto um carro novo simples está em torno de $60 mil, é possível adquirir uma boa moto nova com valores a partir de $10 mil. 

 

Se mesmo assim você não tiver o valor necessário para comprar uma moto à vista, saiba que existem diversas opções de financiamento disponíveis no mercado. Uma das opções é o empréstimo consignado.

 

Vamos avaliar a possibilidade de fazer um empréstimo consignado para adquirir uma moto, assim como as vantagens e desvantagens de optar por este tipo de financiamento.

O que é um empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é muito popular no Brasil, especialmente entre aposentados e pensionistas do INSS.

 

Quando você contrata um empréstimo consignado você compromete parte do seu salário ou benefício diretamente com as parcelas do empréstimo. Ou seja, não existem boletos ou outras formas de fazer o pagamento das parcelas.

 

Isto possibilita uma taxa de juros muito menor do que um empréstimo que não é consignado, uma vez que a empresa que está emprestando o dinheiro possui uma garantia de que receberá o valor devido todos os meses.

 

O valor da parcela será retirado diretamente da sua conta assim que o seu benefício ou salário cair na conta. Isto traz vantagens e desvantagens para quem está pagando o dinheiro emprestado.

 

Com o empréstimo consignado, você não corre risco de esquecer de pagar a parcela, o que acarretaria em juros e um aumento do valor total pago pelo empréstimo. No entanto, é como se você estivesse recebendo um salário menor todos os meses por diversos meses ou mesmo anos.

Como se preparar para um empréstimo consignado?

Ao mesmo tempo que oferece muitas vantagens, o empréstimo consignado se tornou um problema financeiro para muitos brasileiros.

 

Isto se deve à falta de planejamento financeiro que faz com que muitas pessoas comprometam seus benefícios com estes empréstimos sem possuírem condições reais de arcar com os custos. 

 

Antes de optar por um empréstimo consignado, avalie se este valor não fará falta no orçamento da casa. Se você precisar deste dinheiro para cobrir despesas básicas de moradia, saúde e alimentação, pode acabar em uma situação financeira delicada e entrar em uma bola de neve de juros e dívidas.

 

Porém, é perfeitamente possível aproveitar dos benefícios do consignado sem entrar em problemas. Organize seu orçamento e seja rigoroso no controle de gastos no período em que estiver com parte da sua renda comprometida.

 

Isso porque é preciso pensar de forma madura e responsável. O bem adquirido ou o investimento feito em projetos rentáveis pode trazer frutos duradouros para o futuro, e o empréstimo consignado é uma forma de viabilizar isso.

É possível fazer um empréstimo consignado para comprar uma moto?

Se você procura uma forma viável de adquirir uma moto, saiba que o empréstimo consignado é uma ótima opção.

 

Para fazer um empréstimo consignado você precisa se enquadrar em alguma destas situações:

 

  • Possuir um salário de empresa privada;
  • Ser funcionário público;
  • Receber aposentadoria ou pensão do INSS;

 

A partir disto, será feita uma análise da sua renda e do seu score de crédito para determinar as condições do seu empréstimo.

 

Segundo a legislação vigente, o valor da parcela de um empréstimo consignado não pode ultrapassar 35% do valor do salário ou benefício recebido. Isto vai determinar o valor máximo da parcela.

 

Sabendo qual é o valor máximo da parcela, a instituição financeira pode determinar qual valor poderá ser financiado e quanto tempo você vai levar para quitar o empréstimo.

 

Em alguns casos será solicitado um valor de entrada referente a uma porcentagem do valor total do empréstimo. É altamente recomendável que você guarde o máximo de dinheiro possível para esta entrada, pois isto resulta em um parcelamento menor ou por menos tempo com juros menores.

Em quais casos é recomendado o empréstimo consignado para comprar uma moto?

Certamente, a maneira ideal de adquirir qualquer bem, seja uma casa, um carro ou um simples eletrodoméstico, é pagando o valor total à vista. Esta é a melhor solução tanto para os vendedores quanto para os compradores. Evita-se o risco de dívidas e economiza-se o custo com juros gerados pelo empréstimo.

 

Mas sabemos que esta não é a realidade da maior parcela da população. E se este é o seu caso, saiba que é perfeitamente possível adquirir um bem através de um empréstimo de maneira sustentável e satisfatória para todos os envolvidos.

 

Se você possui boa capacidade de administrar suas finanças e tem uma boa relação com o crédito, o empréstimo consignado pode ser uma ótima solução para adquirir a tão sonhada moto. Avalie seu orçamento para que as parcelas do empréstimo consignado não comprometam a manutenção das despesas, e mantenha uma reserva de emergência para eventuais necessidades.

 

Agora, se você já possui dívidas e ainda está aprendendo a administrar o seu dinheiro de maneira satisfatória, tenha cautela ao aderir a um empréstimo consignado. Afinal, de nada adianta possuir uma moto se você acabar endividado.

 

Existem outras alternativas para se locomover enquanto se prepara para o financiamento, como o transporte público e o aluguel de motos.

 

Toda decisão que envolve dinheiro deve ser bem estudada. Saiba que é perfeitamente possível e compreensível fazer um empréstimo para adquirir bens e realizar projetos. Basta se planejar e procurar instituições financeiras de confiança para te dar o devido suporte e orientação.


COMPARTILHAR