Jaru Online
Jaru, 4 de maio de 2024

PF prende 10 policiais em operação que investiga esquema de tráfico de drogas no CE

Na primeira fase, deflagrada em dezembro de 2017, a PF cumpriu 62 mandados de prisão, afastamento e busca e apreensão. Na ocasião, dois delegados investigados foram afastados da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD) e uma delegada foi transferida por decisão judicial.

Nesta sexta-feira, a Polícia Federal e a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) cumprem 16 mandados de prisão e dois de busca e apreensão contra agentes de segurança público. Até as 8h30, a PF prendeu 11 investigados, sendo 10 agentes da Polícia Civil do Ceará.

Uma fonte ouvida pelo G1 informou que, dentre os presos, então policiais civis da Divisão de Combate ao Tráfico que haviam sido afastados na primeira fase da operação.

Investigação

Os suspeitos são investigados por um suposto envolvimento em um esquema de tráfico de entorpecentes e anabolizantes na Delegacia de Narcóticos da Polícia Civil do Ceará.

Os crimes investigados pela PF são:

  • Falsificação
  • Corrupção passiva (solicitar ou receber vantagem);
  • Peculato (apropriação ilegal de recursos públicos);
  • Associação criminosa;
  • Tráfico de drogas.
  • Crimes contra a incolumidade pública.

Os mandados judiciais desta segunda fase da Operação Vereda foram expedidos pela 32ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Ceará. Os nomes dos investigados também não foram divulgados pelo órgão.

Um total de 50 policiais federais cumprem os mandados em Fortaleza e Caucaia, na Região Metropolitana. A execução das medidas conta ainda com a participação de policiais da Controladoria-Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública (CGD).


COMPARTILHAR