Jaru Online
Jaru, 5 de maio de 2024

Petroleiros anunciam greve de 72 horas a partir das 00:00h desta quarta feira(30)

“A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e todos os seus sindicatos, estarão notificando hoje a Petrobras, e todas as empresas do sistema, que realizaremos uma greve de 72h a partir do próximo dia 30 de maio.

Essa greve se faz necessária para denunciar essa política irresponsável do senhor Pedro Parente que está sucateando as nossas refinarias, que está abrindo mercado para as importadoras e que está elevando os preços dos combustíveis de forma abusiva, prejudicando gravemente a sociedade brasileira.

Esse governo não tem compromisso com o povo e a Petrobras é do povo e por isso nós vamos fazer a greve. Defender a Petrobras é defender o Brasil.”

Frente Povo Sem Medo e Frente Brasil Popular se juntam para apoiar a FUP: quarta, 30 de maio é dia nacional de luta.

Pela redução do preço do gás e do combustível, Frentes convocam dia nacional de luta.

O povo brasileiro está indignado com o alto custo de vida, o valor do gás e do combustível, que já foi reajustado mais de duzentas vezes em dois anos e exige respostas imediatas.

Por isso, apoiamos a luta dos caminhoneiros em greve e dos petroleiros que iniciarão uma greve de advertência de 72h a partir de 0h do dia 30.

Nosso apoio se concretiza com solidariedade e luta! Portanto chamamos todas as pessoas a participarem do Dia de Luta em todo o país nesta quarta-feira, dia 30 de Maio.

A disparada do preço do combustível se deve à política implantada por Michel Temer e Pedro Parente que submetem o nosso país, autossuficiente em petróleo, às variações e interesses do mercado internacional.

Enquanto Temer e sua base atuam para entregar a Petrobras às empresas multinacionais, agravando o problema dos preços do gás e dos combustíveis, nós dizemos que ela é do Brasil. É patrimônio do nosso povo e vamos continuar a defendê-la. Por isso, exigimos a saída imediata do presidente da Petrobras Pedro Parente, a mudança na política de preços e o fim de qualquer tentativa de desmonte e privatização.

Está claro que o caos que o nosso país vive é fruto direto da falta de democracia e de um governo ilegítimo que está de costas para o povo. Por isso, mais do que nunca, é fundamental a garantia de eleições livres e democráticas com a participação de todas as candidaturas. A única saída dessa crise passa pela retomada da democracia e pela defesa dos direitos do povo, contra todo o tipo de injustiça, violência e repressão.

As Centrais Sindicais CUT, Força Sindical, UGT, CTB, Nova Central e CSB manifestaram apoio à greve dos trabalhadores petroleiros. “Entendemos que as reivindicações dos petroleiros são justas e apontam para a necessidade de protegermos a Petrobras da especulação financeira e da venda para multinacionais”, diz a nota.

 


COMPARTILHAR