A Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e a prefeitura de Ji-Paraná (RO) informaram na sexta-feira (13) que há dois casos suspeitos de coronavírus no município. As pacientes suspeitas são duas mulheres, a mãe de 54 anos e a filha de 20 anos, que chegaram no dia 8 de março dos Estados Unidos e depois de alguns dias apresentaram sintomas sugestivos ao vírus, como febre e problemas respiratórios.
Não há casos confirmados COVID-19 em Rondônia. As suspeitas não estão inclusas no balanço do Ministério da Saúde. As informações foram repassadas por órgão estadual.
Elas procuraram uma unidade hospitalar particular onde foi realizado o protocolo de controle. O infectologista Luis Dantas relatou à Rede Amazônica os detalhes do atendimento.
“Elas estavam muito bem clinicamente. No momento da avaliação não estavam febris, mas como elas se encaixavam seguimos o protocolo. Foram coletados os exames. A avaliação física não indicava necessidade de internação dessas pacientes. E elas foram orientadas sobre a quarentena, que é o isolamento domiciliar”, disse o infectologista.
De acordo com a equipe médica, foi feito todo um procedimento dentro do hospital para as pacientes serem isoladas garantindo a proteção dos funcionários e demais.
O resultado do exame para descartar ou confirmar o COVID-19 deve ser entregue na próxima semana.