Outubro Rosa: Servidoras do TJRO realizam exames na carreta do Hospital de Amor da Amazônia

Publicada em


Nesta segunda-feira, 25, servidoras do Edifício-Sede do Tribunal de Justiça de Rondônia realizaram exames preventivos do câncer de colo do útero e de mama. A ação faz parte da programação alusiva ao Outubro Rosa, e durante todo o dia a unidade itinerante do Hospital de Amor ficou no estacionamento. Nesta terça-feira  26, os atendimentos serão no Fórum Geral César Montenegro.

edCarretaOutubro4Todos os anos, a servidora Angelina Gomes faz questão de realizar os exames na carreta, que anualmente firma parceria com o TJRO. “O grande diferencial é que esse atendimento é especializado e referência no tratamento. Isso dá mais segurança na hora de realizar o exame”, explica. Embora destinada ao público interno do Judiciário, a carreta também recebeu demandas externas. “Eu faço acompanhamento de nódulos que tive na mama, e quando soube que a carreta estaria aqui, hoje, vim realizar o exame”, conta Luzia Melo Albuquerque.

edCarretaOutubro3

O exame preventivo do colo do útero, o Papanicolau, deve ser feito de forma periódica, especialmente às que têm entre 25 e 59 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos. Já a mamografia é recomendada a partir dos 40 anos de idade, anualmente, a patir dos 50, bianual. O exame permite a identificação de lesões não palpáveis.

Para o agendamento dos exames, as interessadas precisam apresentar cópias de documentos pessoais (RG, CPF, Cartão do Sus e comprovante de residência). Os resultados dos exames são enviados diretamente para o endereço.

TJ RO