Jaru Online
Jaru, 23 de junho de 2024

O Brasil está se tornando a capital mundial do desenvolvimento de jogos?

O Brasil tem ganhado cada vez mais destaque no cenário de desenvolvimento de jogos. Antigamente, o Brasil era apenas um grande consumidor desse tipo de software, mas nos últimos anos, temos visto um crescimento exponencial em muitos eventos e iniciativas locais que visam impulsionar o setor e atrair atenção tanto a nível local quanto internacional. Mas será que o Brasil tem a possibilidade de se tornar a capital mundial do desenvolvimento de jogos? Vamos explorar esse assunto um pouco mais a fundo.

Crescimento explosivo

Segundo dados pesquisados, a indústria de desenvolvimento de jogos no Brasil aumentou mais de 600% nos últimos oito anos, chegando a mais de mil empresas em 2022, segundo dados da Forbes. Inicialmente, esses dados mostram que sim, esse setor está crescendo muito e reflete também o aumento da demanda por esse tipo de entretenimento a nível global. Por exemplo, em 2023, a indústria de jogos cresceu mais de 3% e é claro que o Brasil, como um país em desenvolvimento, acaba alcançando patamares ainda mais altos porque esse tipo de tecnologia vai ficando cada vez mais acessível ao longo do tempo. O mesmo vale para outros subsetores como os cassinos com bônus e depósitos mínimos acessíveis, dentre outras estratégias para atrair cada vez mais jogadores.

Participação em eventos internacionais

Outro ponto que vale a pena mencionar é que o Brasil tem aparecido cada vez mais em eventos internacionais focados no desenvolvimento de games. Um exemplo é o Gamescom de 2023, que contou com a participação de 57 estúdios ou empresas de desenvolvimento de jogos do Brasil. Essa presença dos brasileiros em contato com líderes globais do desenvolvimento de jogos acaba trazendo um pouco mais de atenção e chamando mais investidores para a indústria do setor de jogos do Brasil.

Políticas de apoio e incentivos

Outro item que tem acelerado um pouquinho mais o desenvolvimento de jogos no Brasil é o apoio governamental. O maior exemplo que temos é a Abragames, a Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais Eletrônicos, que trabalha em parceria com a Apex Brasil, Agência Brasileira de Promoção, Exportação e Investimentos, para tentar promover cada vez mais a indústria de games no Brasil e no exterior.

Talento e inovação

Outro ponto importante é que a qualidade dos jogos do Brasil tem elevado a reputação do país a nível global. Temos alguns jogos, como ‘Horizon Chase‘, da Aquiris Game Studio, que contam com a participação de brasileiros e que receberam várias premiações internacionais. Isso acaba chamando a atenção para o talento nacional dentro desse mundo de desenvolvimento de jogos e, por consequência, também destaca as empresas locais que trabalham no desenvolvimento de jogos.

As principais empresas brasileiras de desenvolvimento de jogos

Aqui estão algumas das principais empresas brasileiras que atuam no setor de games:

1. Aquiris Game Studio

Localizada em Porto Alegre, a Aquiris vem fazendo barulho no mercado gamer há um bom tempo. Foi com “Horizon Chase Turbo”, um premiado jogo de corrida para PC e consoles, que a empresa ganhou notoriedade mundial. Lançado inicialmente em 2015, o jogo é uma homenagem aos clássicos dos anos 90, como “Top Gear”, e foi aclamado por sua jogabilidade viciante e trilha sonora nostálgica.

Em abril de 2022, a Epic Games anunciou um investimento significativo na Aquiris, fortalecendo ainda mais a posição da empresa no cenário global de jogos​​. Além de “Horizon Chase Turbo”, a Aquiris também desenvolveu jogos para o Cartoon Network, como “CN Superstar Soccer” e “The Great Prank War”, além de títulos como “Looney Tunes: World of Mayhem” e “Ballistic Overkill”.

Um destaque especial é a expansão “Horizon Chase Turbo – Senna Forever”, uma homenagem ao icônico piloto brasileiro Ayrton Senna, que trouxe novos conteúdos e ainda mais emoção ao jogo. Esta expansão reforçou a conexão da Aquiris com a cultura e o público brasileiro, ao mesmo tempo em que atraía fãs internacionais do automobilismo.

2. ARVORE Immersive Experiences

Especializada em jogos de realidade virtual, a ARVORE tem sede em São Paulo e Los Angeles. A empresa é conhecida pela saga “Pixel Ripped”, uma série de jogos de VR que combina nostalgia dos videogames dos anos 80 e 90 com tecnologia de ponta. “Pixel Ripped 1995” é um dos títulos mais populares, onde os jogadores precisam jogar videogame escondidos da mãe da personagem principal.

 

3. Dumativa Game Studios

Com uma equipe formada por músicos, escritores, designers e programadores, a Dumativa é conhecida por criar jogos com ótimas histórias e trilhas sonoras. O primeiro grande sucesso do estúdio foi “Songs for a Hero: A Lenda do Herói”, um jogo de plataforma com trilha sonora dinâmica que narra as aventuras de um herói em tempo real.

Outro destaque é “Ordem Paranormal: Enigma do Medo”, desenvolvido em parceria com o influenciador Cellbit (Rafael Lange). Esse jogo de terror arrecadou mais de R$ 4 milhões em uma campanha de financiamento coletivo e está previsto para ser lançado em consoles e computadores​.

4. Double Dash Studios

Com sede no Rio de Janeiro, a Double Dash é composta por apenas seis integrantes, mas já lançou seis jogos de sucesso. O destaque é “Sky Racket”, descrito como o primeiro “Shmup Breaker” do mundo, que mistura elementos de shoot ‘em up e block breaker. Disponível na Steam e no Nintendo Switch, o jogo é um exemplo de como a inovação e a criatividade podem surgir até mesmo a partir de pequenas equipes.

5. Double Hit Games

Situada em Curitiba, a Double Hit Games chamou a atenção com “Eternal Hope”, um jogo de plataforma e puzzle inspirado em “Limbo”. Lançado na Steam, o jogo narra a saga do personagem Ti’bi em sua jornada para salvar sua amada, combinando uma estética sombria com mecânicas desafiadoras e uma história envolvente.

Desafios e oportunidades para o setor de jogos

Embora tenhamos visto muito crescimento na presença de empresas brasileiras no setor de games internacional, a indústria de tecnologia do Brasil, de forma geral, ainda enfrenta bastantes desafios. A infraestrutura de tecnologia no Brasil tem melhorado bastante nos últimos anos, mas ainda está em desenvolvimento, , principalmente na relação ao custo de equipamentos e a conectividade, e também na questão fiscal no Brasil.

Mesmo assim, essa visibilidade e reputação do Brasil nesse mundo internacional dos jogos acaba influenciando políticas públicas e outros fatores que podem facilitar alguns desses pontos. Então, no médio prazo, a previsão é que vejamos cada vez mais apoio para esse tipo de empreitada no Brasil, principalmente com cada vez mais smartphones e tecnologias novas sendo disponibilizadas.

O futuro do desenvolvimento de jogos no Brasil

De forma simples, o futuro dos jogos no Brasil parece ser bastante promissor. É um ecossistema com crescimento muito rápido, recebendo aos poucos cada vez mais apoio do governo e uma comunidade de desenvolvedores muito ativa e presente a nível internacional. A crescente participação do Brasil nesses eventos internacionais e o reconhecimento dos talentos de desenvolvedores brasileiros são sinais de que o Brasil está, sim, avançando no cenário global e a tendência é que tenha cada vez mais uma participação maior.

Ainda é cedo para dizer categoricamente que o Brasil será uma capital global do desenvolvimento de jogos, mas é possível afirmar com bastante convicção que o Brasil está caminhando para ocupar um espaço cada vez mais importante dentro desse mundo do desenvolvimento de games, com uma boa perspectiva de se tornar um dos grandes players do mundo.

Enquetes

Em qual destes nomes de pré-candidatos você votaria para prefeito de Jaru nas próximas eleições?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

COMPARTILHAR