Jaru Online
Jaru, 29 de maio de 2024

Nível do rio Jaru baixa, mas previsão de chuva mantém cidade em alerta

Uma semana depois do rio Jaru inundar várias ruas e retirar dezenas de famílias de casa, o nível da água começou baixar nesta quinta-feira (16) em Jaru (RO).

De acordo com a Defesa Civil Municipal, o rio está atualmente em 8,96 metros. O nível normal do rio é de 7 metros, mas no último domingo (12) passou dos 10 metros. Essa cheia aconteceu por conta da grande quantidade de chuva que caiu em Jaru desde a semana passada.

Mesmo com o rio Jaru voltando a ficar dentro de sua caixa, autoridades estão em alerta porque a previsão do tempo indica chuva volumosa para a região nos próximos dias.

Na sexta-feira (17), o dia deve ser nublado a encoberto com chuva a qualquer hora, segundo previsão do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).

Em um dia desta semana, a cidade teve 23,8 milímetros de chuva, um dos maiores acúmulos do ano.

Famílias retiradas de casa

 

No último domingo, famílias de ribeirinhos foram retiradas de casa por conta da cheia do rio Jaru. A água tomou conta das ruas de Jaru e também danificou pontes da zona rural. Algumas delas, como da Linha 608, foram interditadas.

Segundo a Defesa Civil, as famílias desalojadas foram para casa de familiares e amigos. O município segue acompanhando a situação.

Nove pontes chegaram a ser interditadas nesta semana depois de rios transbordarem.

G1


COMPARTILHAR