Jaru Online
Jaru, 23 de junho de 2024

Moradora do Paraná procura por parentes em Jaru

Carol Carvalho Calsavara, está a procura de possíveis parentes, moradores de Jaru, ela reside no município de Araruna/Paraná. Carol nos relatou que seu avô veio para Jaru no início da década de 80, teria deixado filhos por aqui, os quais ela busca por eles hoje. Confira o relato de Carol:

 

“Meu avô se chamava José Francisco de Carvalho, mas era conhecido e se apresentava apenas como Juquinha.
Ele nasceu em 1932, em Itabaina/SE e mudou-se para o Paraná em 1968, onde teve residência até vir a óbito, em 1984.

Por volta de 1970, meu avô começou a viajar para o norte do país para trabalhar nas terras de um homem que morava próximo à ele no Paraná. Esse homem era chamado por seu sobrenome, Carolo, e minha família acredita que o nome dele era Verci.

Inicialmente, ele viaja para a cidade de Humaitá/AM, onde se localizavam as terras de propriedade do Carolo, mas depois passou a viajar para Jaru/RO.

Ele contava que havia comprado um lote de terra em Jaru/RO, e inclusive chegou a levar cabeças de gado que possuía no Paraná, para o norte.

Algum tempo depois, ele disse para um dos meus tios que essa terra que comprou em Jaru havia sido invadida por uma pessoa e tomada do meu avô, que deu as terras por perdidas. Ele nunca apresentou documentos ou fotos referente à essas terras, então não sabemos onde ficavam e sequer se de fato existiram.

Quando ele viajava para o norte, passava cerca de seis meses por lá, não enviava nem mesmo cartas.

Ninguém sabe ao certo as datas das viagens, mas sabemos que ele viajou várias vezes na década de 70 e início da década de 80 – portanto, eventuais filhos dele, teriam hoje por volta de 40/50 anos.

Ele demonstrava gostar muito do norte, pois pouco antes de falecer ele chegou a levantar a ideia de vender o que possuía no Paraná e levar minha avó e os filhos para lá, mas acabou falecendo antes que qualquer ação concreta nesse sentido fosse tomada.

Nós acreditamos que ele tinha outra família em Jaru/RO, pois ele passava muito tempo nessas viagens, e teve casos extra conjugais mesmo no Paraná.

Ainda, pouco tempo depois dele falecer, o Carolo, para quem ele foi trabalhar em Humaitá originalmente, apareceu pela região com uma foto de uma criança que deveria ter por volta de 4/5 anos, dizendo que essa criança seria um filho do meu avô. Por conta disso, acreditamos que ele teve ao menos um filho no norte, mas não descartamos a ideia de terem sido vários. Não sabemos se ele registrou esse ou algum outro filho.

Quando meu avô faleceu, minha avó nunca permitiu que os filhos fossem atrás da história do meu avô no norte, principalmente em Jaru, e também ninguém nunca veio os procurar no Paraná (Carol Carvalho Calsavara, 2023).

Quem tiver qualquer informações sobre os parentes de Carol, favor entrar em contato pelo telefone:  (44) 9 9918-2529 (através desse contato, falar com Caroline Carvalho Calsavara, neta do Juquinha).

 

 

Enquetes

Em qual destes nomes de pré-candidatos você votaria para prefeito de Jaru nas próximas eleições?

  • Patrick Faelb (PL) (49%)
  • Jeverson Lima (MDB) (43%)
  • Cassia Gomes (Podemos) (6%)
  • Weligton Pereira (NOVO) (2%)

Total de Participantes:: 5.882

Carregando ... Carregando ...

COMPARTILHAR