Momento Nossa História: TV Allamanda

Publicada em


A mais jovem emissora de televisão jaruense atende pelo nome de TV Allamanda, a representante oficial do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) no Estado. A emissora faz parte do Grupo Rondovisão que, por sua vez representa também a TV Bandeirantes no Estado de Rondônia. Em Jaru, além do setor televisivo o grupo está presente também no ramo radiofônico através da Massa FM, emissora que, até o dia 28 de janeiro de 2019, se chamava Meridional FM.

O retorno da programação do SBT em Jaru ocorreu em julho de 2016, no canal 41, pouco tempo depois de deixar o canal 13. Inicialmente a emissora apresentou apenas a programação nacional, mas desde o dia 25 de outubro de 2017 essa realidade foi mudada com a volta do programa “Você na TV” apresentado por Edivaldo Gomes e a estreia do “Hora Livre”, ancorado inicialmente por Rodrigo de Sá e, posteriormente, pelo apresentador Eduardo Alcântara. Entretanto, o repórter Félix Alves também apresentou algumas edições dos programas locais da TV Allamanda em Jaru. Clique e acesse uma reportagem publicada pelo Jaru Online sobre o retorno do SBT ao município.

Para o apresentador Edivaldo Gomes, o retorno do “Você na TV” à televisão jaruense representou algo muito importante, afinal, conforme declara publicamente, existe um amor muito grande por parte dele com o município e vice-versa. Edivaldo diz que o programa não perdeu em nada a sua essência quando estava em outra emissora local, mas, por entender a necessidade do público, passou a apresentá-lo de uma forma descontraída, sem se esquecer de fazer as cobranças necessárias, dar assistência a quem precisa e ouvir os dois lados da questão, bem como acompanhar os resultados do material levado ao ar.

A TV Allamanda fez alguns ajustes na programação local apresentada no município de Jaru e interrompeu a produção local no estúdio da emissora no município. Com a mudança todos os programas exibidos no Canal 41 são produzidos em Ji-Paraná ou Ouro Preto do Oeste, que se ligaram em uma única rede no sinal acompanhado no município. Além do Canal 41, é possível sintonizar a TV Allamanda em Jaru em HD pelo canal 6.1, por meio do sinal em alta definição que é disponibilizado em Ouro Preto do Oeste, sendo assim, a emissora pode ser assistida com a mesma programação em dois canais.

Outra inovação diz respeito à transmissão multiplataforma de alguns programas produzidos em Ji-Paraná. Antes restritos a alguns municípios da região central do Estado de Rondônia, agora o Programa “Você na TV” também é transmitido ao vivo no canal do apresentador Edivaldo Gomes no YouTube, ultrapassando assim as fronteiras delimitadas pela torre que transmite o sinal até aos telespectadores. O planejamento é seguir nessa linha e levar também para o Instagram do âncora Edivaldo Gomes.

Além dos canais abordados nas duas semanas nos principais sites de Jaru, o município contou – por pouco tempo, diga-se de passagem – com os canais Novo Tempo (14 e depois 27), Record News (48) e Bandeirantes (28), porém o sinal dos mesmos não estão disponíveis na atualidade.

Vale registrar também que, na década de 1990, devido ao apoio da Prefeitura de Jaru na gestão do saudoso prefeito Sidney Rodrigues Guerra (1943-2003) e da Associação Comercial e Industrial de Jaru (ACIJ) foi implantado um sistema considerado à época como uma TV Secundária (vedado qualquer tipo de propaganda local). A torre estava estabelecida no alto da Rua Florianópolis nas proximidades do Hospital Municipal Sandoval de Araújo Dantas. Os canais disponibilizados foram: SBT (02), Record 04) e a hoje extinta Manchete (06). O formato funcionou da gestão Guerra até o início da administração Dema, que decidiu descontinuar a transmissão dos canais.

A Série “Momento Nossa História” encerra hoje mais uma etapa nos sites de Jaru e ressalta ao leitor que para acompanhar as demais reportagens publicadas pelo site. Durante duas semanas, o site publicou a história das emissoras de rádio de Jaru e dos canais de televisão. O material publicado faz parte do livro “Um tratado sobre a música, a literatura e a comunicação jaruense”, de autoria do escritor Elias Gonçalves e a publicação nos sites de Jaru foi expressamente autorizada pelo escritor.

O contato com o autor para conhecer as suas produções literárias pode ser feito de duas formas. Pelo WhatsApp no link https://umzap.com/ELIASGONCALVES, pelo telefone (69) 9 9241-8033, ou através do Facebook, por meio do seguinte endereço eletrônico: https://www.facebook.com/eliasgpjaru.