Jaru Online
Jaru, 17 de julho de 2024

Ministério da Pesca anuncia iniciativas à abertura de mercados internacionais para o pescado de Rondônia

Com o objetivo de debater iniciativas para desenvolver a abertura de mercados internacionais para pescados amazônicos, produzidos no estado, além de expandir as exportações para o Reino Unido e a União Europeia, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, se reuniu com o ministro da Pesca e Aquicultura, André Carlos Alves de Paula Filho, na quinta-feira (13), durante agenda em Brasília.

Ações conjuntas entre o governo do estado, o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) foram firmadas durante o encontro, com o intuito de identificar as melhores formas de investimento governamental. A área técnica do órgão enumerou iniciativas que podem receber diversos tipos de investimentos, e que podem trazer ainda ainda mais benefícios, se houver uma análise em conjunto com os produtores de Rondônia. O ministro confirmou que encaminhará técnicos do MPA ao estado, em data marcada pelo governador, para encontro junto ao setor produtivo.

Qualidade e sabor

Para o governador do estado, Marcos Rocha, Rondônia possui as condições ideais para que o Tambaqui rondoniense se torne um símbolo nacional frente à qualidade e o sabor do produto. “O potencial do Tambaqui no mercado internacional é enorme, e nossa participação em eventos como a Seafood Expo North America, em Boston, e a Seafood Expo Global, em Barcelona, tem sido demonstrações da força do nosso Tambaqui no cenário mundial,” pontuou.

Em 2022, Rondônia produziu 65,5 mil toneladas de Tambaqui, consolidando sua posição como um dos maiores produtores nacionais. O estado utiliza viveiros semi-intensivos para a criação do peixe, o que aumenta a qualidade da proteína. A piscicultura rondoniense participa de eventos como o Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia e o Seafood Expo North America, em Boston, além de estabelecer recentemente parcerias com países do Oriente Médio, aumentando as exportações do pescado rondoniense.

Participação

Também estiveram presentes na reunião o secretário Especial de Integração do Estado de Rondônia em Brasília, Augusto Leonel; o secretário Nacional de Pesca Industrial, Expedito Netto; o secretário-chefe da Casa Militar de Rondônia, coronel Valdemir Góes; a assessora do governador do estado, Rute Carvalho, e a equipe técnica do MPA.


COMPARTILHAR