Jaru Online
Jaru, 19 de maio de 2024

Mês de São João: confira a origem das festividades e a agenda de eventos na cidade de Jaru

O mês de Junho é conhecido nacionalmente por ser o mês dos arraiás, quadrilhas e festividades típicas. Mas de onde surgiu essa tradição?

Na idade média, no meio do ano, era comemorado o solstício de verão e a renovação da natureza. Com a ascensão do cristianismo, a data foi atribuída para a comemoração de São João, dando início ao que conhecemos hoje.

São João foi um dos apóstolos de Jesus, e foi o responsável pelo seu batismo. A data escolhida como símbolo é a de nascimento do santo, no dia 24 de Junho. Neste período era comemorado a alta na produção de cereais, principalmente o milho. Desta forma as festas sempre contavam com preparações à base de milho, arroz, amendoim e outros grãos da colheita.

As festas juninas foram trazidas ao Brasil pelos portugueses. Ao longo dos anos algumas tradições foram se instaurando, como por exemplo as quadrilhas, que na verdade são de origem francesa, mas que se uniram ao forró brasileiro tornando-se o que conhecemos hoje, em que os pares dançam com roupas caipiras. Os balões sempre foram utilizados para marcar o início das festividades, mas por conta das restrições de segurança hoje eles são apenas de uso decorativo. As fogueiras podem ter tido origem pagã, para afastar os maus espíritos, mas foram incorporadas na tradição atual, sendo utilizadas como homenagem aos santos do mês.

Em Rondônia as festas juninas são muito comemoradas, sendo comum desde as escolas infantis até festas particulares.

Confira alguns eventos juninos na cidade de Jaru:

  • 09 e 10 de Junho – Arraiá das Escolas Municipais, no Ginásio Poliesportivo Sebastião Mesquita

17 de Junho – Arraial Universitário da Fimca, Campus FIMCA

25 de Junho – 44ª Festa da Paróquia São João Batista, Paróquia São João Batista

 


COMPARTILHAR