Atualmente, a cidade de Jaru enfrenta a falta de estruturas públicas para o controle da população de animais e o recolhimento deles das ruas, como um centro de zoonoses ou canil. O pouco interesse por parte dos gestores municipais tem levado a um aumento no número de animais nas ruas, sujeitos à desnutrição, maus-tratos e potenciais transmissores de doenças, além de serem causadores de acidentes, especialmente envolvendo motociclistas. Apenas na última semana, foram registrados três acidentes, resultando em uma vítima fatal e duas em estado grave.
Na sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira (01), após a apresentação de uma indicação pelo presidente da casa para grafitar o muro da praça da avenida D. Pedro I, finalmente o tema foi abordado. Os vereadores Chiquinho do Cacau e Damiana ventilaram a possibilidade de buscar a criação de um espaço destinado ao controle dos animais. Eles ressaltaram que o assunto é uma questão de saúde pública e prevenção de acidentes, assumindo parte da responsabilidade pela indiferença do poder público local, e destacando a negligência de alguns proprietários nos cuidados necessários. “Vamos nos unir e buscar uma alternativa”, disse o vereador.
Parte do serviço de recolhimento de animais é realizado na medida do possível pelo – IVA (Instituto Vitória do Animais), uma entidade formada apenas por voluntários que não recebe ajuda pública.