Jaru Online
Jaru, 6 de maio de 2024

Jaru: Projeto que prevê redução de vereadores, é apenas “marketing’’, afirma os que votarão contra

Está previsto para ser votado nesta segunda-feira (09), o Projeto de Lei que prevê a redução do número de vereadores da cidade de Jaru. Atualmente o município conta com 15 vereadores, caso o projeto seja aprovado, o número será reduzido para 11.

O polêmico projeto que atinge diretamente os próprios vereadores, enfraquecendo consideravelmente suas chances de se reelegerem, está sendo interpretado por pelo menos 10 vereadores como simples “Marketing Político” encabeçado por 04 vereadores que objetivam melhorar suas imagens depois de serem os principais mobilizadores de um projeto que aumentou seus próprios salários para R$ 10 mil.

“Eles não acreditam, e possivelmente nem querem de verdade esta aprovação”, afirma alguns vereadores contrários a propositura.

 

Origem do Racha entre os vereadores

 

O clima de animosidade estre os vereadores teve início com a votação dos salários, na ocasião a Câmara ficou dividida entre os que votaram favorável ao aumento, os que votaram contra, e os que preferiram não participar da sessão e foram taxados pelos próprios colegas, como covardes.

 

Autores e objetivo do projeto

 

De acordo com o vereador Ilson Felix, é completamente desnecessário 15 vereadores para representar um município do porte de Jaru com 53 mil habitantes.

Ilson destaca que a redução do número de cadeiras no Legislativo local, geraria considerável economia aos cofres públicos e consequentemente sobraria mais recursos para custeio e investimentos. A propositura segue representada pelos quatro vereadores: Ilson Félix; Gaúcho da TV Lunar; Paulão do Esporte e Chico Baquer.

 

Argumento dos que são contra

 

Ao defender a reprovação do projeto, vereadores apontam incoerência na intenção dos autores, “votaram no aumento dos salários, e agora criam uma propositura para reduzir o número de cadeiras a pretexto de redução de gastos?!” rechaçam em seus discursos.

Outro argumento utilizado para deixar do jeito que está, é que a redução não traria a economia esperada, uma vez que o município continuaria obrigado por lei, a fazer os mesmos repasses de 7% a Câmara de Vereadores.

O projeto está previsto para entrar em pauta hoje (09) em sessão ordinária com previsão de início a parti das 9:00h.

De acordo com levantamento feito pelo Jaru Online, dez vereadores irão votar contra o projeto e 5 a favor.


COMPARTILHAR