Jaru Online
Jaru, 23 de julho de 2024

Jaru: Moradores flagram ouriço-preto conhecido como ‘Luís-cacheiro’

Um ouriço-preto, popularmente conhecido como “Luís-cacheiro” (Coendou prehensilis), foi flagrado por moradores do Setor 4, de Jaru (RO), na última semana. O animal, que andava sobre a cerca de uma empresa da cidade, foi filmado pelos moradores.

De acordo com um morador, o animal ficou no local por cerca de dois dias e depois não foi mais visto.

Luís-cacheiro é visto fazendo uma visita para os moradores de Jaru, RO — Foto: Reprodução/Rede Amazônica

Luís-cacheiro é visto fazendo uma visita para os moradores de Jaru, RO — Foto: Reprodução/Rede Amazônica

Ouriço-preto 🦔

 

O ouriço-cacheiro é um mamífero roedor, que pertence à família Erethizontidae. Ele é reconhecido principalmente por ter o dorso coberto de espinhos de até 13 centímetros de comprimento.

A pelagem desse animal é constituída por uma mistura de pelos finos somada aos pelos espinhosos. Ele possui cor parda com nuances mais claras em tom de branco ou amarelo.

Como ele é um animal de hábitos noturno, o aparecimento dele não foi tão incomum. Segundo o biólogo Flávio Terassini, o animal não ataca humanos, exceto se ele se sentir ameaçado e mesmo assim, são raros os casos que o animal tenha atacado alguém.

Sobre o aparecimento do animal em regiões urbanas, Flávio explicou que é possível que ele tenha aparecido por conta do avanço das queimadas, pois neste período do ano, em que há grande ocorrência de incêndios em vegetação, muitos animais fogem na busca por abrigo.

G1


COMPARTILHAR