JARU: Melhorias no TFD são discutidas em pré conferência

JARU: Melhorias no TFD são discutidas em pré conferência

A Coordenação preparatória da 8ª Conferência Municipal de Saúde, do Conselho Municipal de Saúde em parceria com SEMUSA, realizou no dia 08 de Fevereiro de 2019 às 14 h, no Centro de Convenções, localizado na linha 605, o encontro Pré-Conferência onde foi discutido o Tema: Saúde como Direito, dando destaque ao sub titulo: TFD. (Tratamento Fora de Domicílio), Inter Municipal e Inter Estadual.
A abertura foi feita pela Presidente do Conselho de Saúde; Eveline Lourenço dos Santos Oliveira, e na seqüência a Coordenadora de Atenção Básica do Município; Irinéia Martins Medeiros, representando a SEMUSA fez o uso da palavra, se colocando a disposição. Agradeceu a presença de todos.
O palestrante, Dr. João da Cruz, conselheiro da OAB, expõe o tema dentro da legislação do TFD, explana e responde as perguntas da plenária.
Edileuza Andrade apresentou o ptert administrativo ao qual lhe é confiado por ser a representante do TFD no Município. Falou um pouco dos seus trabalhos e na seqüência pacientes deram seus depoimentos, o sofrimentos que enfrentam pelo não cumprimento da legislação do TFD, no que diz respeito a ajuda de custo para deslocamento, alimentação fora do estado em tratamento, onde o valor disponibilizado pelo estado é menor da união R$ 25,00 (valor arredondado). Outras dificuldades também foram apresentadas e juntos elaboraram propostas para serem levadas á conferencia.
Contamos também com a presença da presidente do Conselho Municipal dos direitos da mulher Luzia Abadias (Sol),ACSs , Procurador Geral do Município Dr. WISLEY MACHADO SANTOS DE ALMADA e dos vereadores Renato e Paulão do esporte. Participaram alem dos convidados, e participantes locais; os delegados representantes de entidades que participaram da 8ª conferência Municipal de Saúde, em número de participantes 68 pessoas.

As 16h30min encerrou a pré-conferência e foi servido um lanche aos participantes

Comentários