Jaru comemora seus 38 anos, vamos reviver um pouco de sua historia!

Jaru comemora seus 38 anos, vamos reviver um pouco de sua historia!

Neste dia 07 de novembro de 2019 Jaru celebra seus 38 anos de emancipação politica administrativa. O município foi criado em 07/11/1981 pela Lei 6.921 de 16 de junho do referido ano.
o engenheiro agrônomo Raimundo Nonato da Silva foi nomeado o primeiro prefeito de Jaru e o seu mandato durou de 7 de novembro de 1981 a 31 de janeiro de 1983, quando tomou posse o primeiro prefeito eleito, Leomar José Baratela,
A História da criação do município de Jaru começa bem antes, no dia 11 de outubro de 1977, quando foi criado o distrito de Jaru pela Lei 6.448, sendo Sandoval de Araújo Dantas nomeado como o primeiro administrador. Sua administração durou até maio de 1979, quando foi substituído por Sebastião Ferreira Mesquita.

Inicio da colonização
O município surgiu em torno de um dos postos telegráficos instalado em 1912 pela Comissão da Linha Telegráfica Estratégica Mato Grosso/Amazonas, chefiada pelo então Cel. Cândido Mariano da Silva Rondon. Porém, o Vale do rio Jaru era ocupado pelos seringais e seringueiros desde o século XIX, apesar da resistência imposta pela nação dos Jarus, que a tinham sob seu domínio, ocupando uma extensa área que se estendia desde o rio Jaru, afluente da margem esquerda do rio Ji-Paraná, até às margens do alto curso do rio Madeira. Em 1915, a Comissão Rondon procedeu a exploração de estudos do Rio Jaru, mantendo este nome em homenagem aos primitivos habitantes, os Jarus. A ocupação atual do vale do Jaru, ocorreu a partir de 1975, com a instalação do Projeto Integrado de Colonização “Padre Adolpho Rohl”, pelo Incra, para assentamentos de colonos oriundos principalmente das regiões Centro Sul do País.

Clique aqui e confira mais fotos antigas: