Os acadêmicos do curso de Direito da FIMCA Jaru deram um passo importante no cenário jurídico nacional ao serem aprovados na fase de qualificação do *STF Moot*, o primeiro julgamento simulado promovido pelo Supremo Tribunal Federal. A equipe segue agora para a fase teórica da competição, que consiste na elaboração dos memoriais escritos – etapa decisiva para garantir vaga na fase presencial, a ser realizada na sede do STF, em Brasília, no mês de agosto.
O STF Moot, lançado oficialmente em 2025 e em primeira edição, é uma iniciativa que busca fortalecer o estudo do Direito Constitucional, além de proporcionar aos estudantes uma experiência prática acerca do funcionamento da Suprema Corte brasileira. A competição é inspirada nos tradicionais moot courts internacionais, nos quais os estudantes simulam o julgamento de casos fictícios com base em normas reais, assumindo os papéis de advogados, magistrados e demais operadores do Direito.
A equipe da FIMCA Jaru, composta pelos acadêmicos Adriely Eler Costa e Nilza Helena Fernandes de Abreu (3º período), Laysa Lucas do Nascimento, Fernando de Andrade Venturelle e Ericles Santos Ramos(7º período), e Marcilene Nunes Baltazar(8º período), sob a mentoria e orientação dos professores Dr Lucas do Couto Santana Dir. Constitucional e Dra Sabrina Karolyne Andrade Magalhães Dr. Civil, obteve destaque na fase inicial da competição, demonstrando domínio teórico e capacidade analítica na resolução das problemáticas constitucionais propostas. Com a classificação, os alunos se dedicam à elaboração de dois memoriais jurídicos, um representando o polo ativo e outro, o polo passivo do processo simulado que foram enviados ontem 23 de junho, ao Supremo Tribunal Federal , os quais serão avaliados por uma banca criteriosa de especialistas.
Caso sejam novamente selecionados entre os dois melhores grupos do Brasil, os acadêmicos representarão a instituição na fase presencial, realizando sustentação oral no plenário do STF, em um ambiente que contará com a presença de ministros, juristas renomados e professores de destaque.
A participação da FIMCA Jaru no STF Moot evidencia o compromisso da instituição com a formação crítica, prática e de excelência dos seus acadêmicos. Além disso, reforça o protagonismo da educação superior do interior de Rondônia em iniciativas de abrangência nacional.
A experiência, além de contribuir para a formação profissional dos estudantes, fortalece a imagem da instituição e inspira outros acadêmicos a participarem de projetos que unem teoria, prática e cidadania no Direito brasileiro.



