O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirmou neste domingo (19) que apura “possíveis inconsistências na correção” tanto do primeiro dia quanto do segundo dia de provas do Enem 2019.
Até então, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, havia confirmado o erro apenas no segundo dia do exame (leia mais no fim da reportagem). Por enquanto, não há conclusão se houve falha também na primeira prova — os resultados da investigação vão ser divulgados nesta segunda-feira (20).
“A força-tarefa realizada pelo Inep busca identificar as possíveis inconsistências na correção das provas do Enem2019, tanto do primeiro quanto do segundo dia. Na segunda-feira, 20, o instituto divulgará os resultados da ação”, diz uma mensagem do Inep publicada na tarde deste domingo.
‘Inconsistências’ na correção do Enem 2019
Na manhã deste sábado, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que foram encontradas “inconsistências na contabilização e correção da segunda prova do Enem do ano passado”, referindo-se ao Enem 2019.
Segundo Weintraub, o erro atingiu “alguma coisa como 0,1%” dos candidatos que prestaram o exame. Já Lopes afirma que a falha “não vai chegar nem a 9 mil pessoas”. Segundo o presidente do Inep, a revisão das notas ainda está em andamento.
O Inep criou um email para os candidatos que se sentirem prejudicados enviarem suas dúvidas, diz Lopes. O endereço é [email protected].